Search
[adsforwp-group id="156022"]

Polícia Civil inaugura nove Salas das Margaridas no Rio Grande do Sul

img_39839_foto_1.jpg

A Polícia Civil inaugurou nesta semana nova Salas das Margaridas no Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu em formato virtual em alusão ao dia internacional da mulher celebrado na última segunda-feira (8). Em Camaquã, a Sala das Margaridas foi inaugurada em setembro de 2019.

Os locais que passam a contar com o serviço de atendimento especializado a mulher são Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Alvorada e Canoas, na Região Metropolitana e nas Delegacias de Pronto Atendimento de Rio Grande e Santana do Livramento e Delegacias de Polícia de Marau e Parobé, no interior.

A cerimônia contou com a participação da Chefe de Polícia, Nadine Anflor, que falou sobre a importância do espaço e realizou um tour virtual pelas novas instalações.

A Sala das Margaridas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. É um espaço reservado, privativo e acolhedor, onde são registradas ocorrências policiais, oitivas das vítimas, bem como, o pedido de medidas protetivas e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha. “É um momento extremamente importante para a Instituição e para as mulheres no geral, principalmente, aquelas que ainda sofrem nas mãos de seus algozes”, reflete a Delegada Nadine.

Embora marcado pela distância física, em função da Covid-19, o evento virtual também serviu para que a Chefe conhecesse parte das equipes responsáveis pelo atendimento nesses espaços. “Conversar com os agentes que vivem a Sala das Margaridas no dia a dia é tão importante quanto entender a dinâmica da violência contra a mulher. Afinal, esses policiais são, muitas vezes, o primeiro auxílio recebido por aquela mulher que sofre e que tem na Polícia sua última esperança”, considera.

Os locais escolhidos para as novas salas indicam a dedicação da Instituição no combate à violência contra a mulher, uma vez que, do grupo de 9 cidades, 5 são consideradas pontos estratégicos dentro do contexto da violência doméstica e, também, do programa RS Seguro – que mapeia os municípios mais violentos do estado e traça estratégias para diminuir os índices criminais. Com as novas inaugurações, o estado já possui 29 Salas das Margaridas.