Search
[adsforwp-group id="156022"]

Polícia Civil investiga quadrilha especializada em clonagem de veículos

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Camaleão, que investiga uma quadrilha especializada em roubo e clonagem de veículos em nove cidades do Rio Grande do Sul. No total, 13 pessoas foram presas e oito veículos foram apreendidos, avaliados em R$ 1,5 milhão.

O grupo é especializado em cooptar laranjas que tinham a função de alugar veículos em locadoras gaúchas para a clonagem de placas, vidros, chassi e motor. Segundo as investigações, depois de clonados, os veículos eram repassados a outras quadrilhas que atuavam em roubos a estabelecimentos comerciais.

A investida que teve ações em Porto Alegre, Xangri-lá, Tramandaí, Sapucaia do Sul, Lajeado e São Leopoldo, combate delitos de associação criminosa armada, roubos e furtos de veículos, apropriações indébitas, estelionatos, receptações de carros roubados, adulteração de sinais identificadores, porte ilegal de armas de fogo, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos.

Além disso, os policiais civis identificaram que a quadrilha instigava meliantes a roubarem veículos na Capital, e, pelo menos um desses – um Fiat Argo –, após ter sido clonado, foi transportado para o Uruguai.

Em outro caso, uma caminhonete Jeep Compass foi colocada à venda em uma plataforma digital por R$ 179 mil, após ter sido roubada e clonada. Entretanto, alguns usuários desconfiaram do anúncio e telefonaram para o proprietário do veículo original, que afirmou jamais ter colocado seu veículo à venda em qualquer site.

Conforme as investigações, a primeira ocorrência da quadrilha foi em março de 2022, quando um suspeito foi preso em flagrante na posse de dois veículos clonados, ambos em alerta de ocorrências de roubo/furto e que estavam escondidos em uma residência em Tramandaí.