Search
[adsforwp-group id="156022"]
Crime

Polícia Civil prende 5 pessoas por chacina em Rolante

Por meio de câmeras de segurança, a investigação apurou que a ambulância puxou o comboio que se deslocou de Portão até Rolante na madrugada do crime
Polícia Civil prende 5 pessoas em Rolante. Foto: PC-RS
Polícia Civil prende 5 pessoas em Rolante. Foto: PC-RS

Cinco pessoas foram presas pela Polícia Civil  nesta quinta-feira (19) contra suspeitos de envolvimento em uma chacina em Rolante, no Vale do Paranhana, no início deste mês. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em municípios da Região Metropolitana e no Vale do Sinos. A operação segue em andamento em Portão, Estância Velha, Campo Bom, São Leopoldo, Guaíba e Novo Hamburgo. Um veículo utilizado pelos criminosos durante a ação também foi apreendido.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Na madrugada de 1º de setembro, quatro homens foram mortos a tiros. Os corpos foram encontrados em frente a um condomínio no bairro Rio Branco, sendo dois deles com as mãos amarradas. Conforme a Polícia Civil, a motivação para o ataque foi a disputa pelo tráfico de drogas na região. Mais de cem tiros foram efetuados.

A execução de quatro pessoas em Rolante na madrugada de 1º de setembro contou com o apoio de mais de 10 veículos — entre carros com placas clonadas e veículos regulares. Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Civil prendeu temporariamente cinco pessoas e apreendeu veículos usados no crime, entre eles, uma ambulância.

Por meio de câmeras de segurança, a investigação apurou que a ambulância puxou o comboio que se deslocou de Portão até Rolante na madrugada do crime. A suspeita é de que o veículo tenha sido usado para o transporte de armas. Já no município de Rolante, os criminosos seguiram em comboio sequestrando cada uma das vítimas em suas casas. Dois carros usavam giroflex, para simularem viaturas policiais

Depois do crime, uma equipe da Delegacia de Homicídios passou a atuar  na cidade. Segundo o delegado de homicídios, Thiago Carrijo, membros do grupo criminoso passaram na rua de uma das vítimas mudando a posição de câmeras de segurança dois dias antes da chacina.

Além dos cinco presos, a Polícia Civil ainda busca outros cinco envolvidos com prisão decretada que não foram encontrados. Eles são considerados foragidos. Sobre a motivação, a investigação afirma que envolve um confronto isolado entre um grupo que pretendia tomar o ponto de tráfico da facção das vítimas.

 

A investigação da Polícia Civil

No começo de setembro, a investigação sobre a chacina com quatro mortos em Rolante, no Vale do Paranhana, apontou que o crime foi motivado por uma disputa entre dois grupos, segundo a Polícia Civil

O município, com cerca de 20 mil habitantes, não havia registrado nenhum homicídio até julho, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública. A investigação aponta que os quatro homens foram executados a tiros de armas diferentes, em frente a um condomínio no bairro Rio Branco. 

Pelo menos uma das vítimas foi tirada de casa e levada até o local da execução. A polícia acredita que o local foi escolhido como uma espécie de recado aos moradores da região.

A polícia ainda confirmou que os executores são de outra cidade e que um veículo usado no crime foi encontrado em Santo Antônio da Patrulha. Os mortos foram identificados, mas os nomes não foram divulgados pela Polícia Civil, que apenas afirmou que eles possuíam envolvimento com o tráfico de drogas. Em razão do crime, o policiamento foi reforçado na região