A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DEIC) e da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCP), deflagrou nesta quarta-feira (06), a “Operação Retirada”. A ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em três residências e um estabelecimento comercial, além de quatro mandados de prisão temporária. O objetivo foi desarticular uma quadrilha envolvida em crimes como roubo de carga, tráfico de drogas e associação criminosa.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Durante a operação, três homens foram presos. Entre eles, A. P. A., de 37 anos, que já estava no sistema prisional e possui uma longa ficha criminal, incluindo roubo de veículos e carga. M. R. H., também de 37 anos, foi detido por suspeita de participação em associação criminosa. Já L. E. M., de 36 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas, após a polícia encontrar em sua casa 60 porções de cocaína embaladas para venda, além de insumos para preparo da substância.
A investigação começou após uma tentativa de assalto em fevereiro deste ano. Na ocasião, seis homens disfarçados com uniformes da Polícia Civil invadiram uma empresa de reciclagem em Cachoeirinha, com o objetivo de roubar um caminhão carregado de cobre. O plano foi frustrado pela ação rápida do motorista e por uma ligação feita pelo dono da empresa, que acompanhava as câmeras de segurança à distância. A quadrilha fugiu sem concluir o crime, mas os veículos usados na fuga foram identificados, o que ajudou na coleta de provas contra os suspeitos.
Além das prisões, a polícia apreendeu celulares que serão analisados em busca de novas evidências. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no crime e concluir o inquérito. Os presos já foram encaminhados ao sistema prisional, enquanto a análise de material genético e outras provas coletadas deve fortalecer o caso contra a quadrilha.
Disque-Denúncia Polícia Civil
A Polícia Civil atende Camaquã e região através dos contatos 181 – Disque Denúncia e 197 – Plantão de Emergências, no qual toda a informação é emitida de forma anônima, sem expor qualquer pessoa. Neste link está disponível a Delegacia Online, onde é possível realizar a expedição de boletim de ocorrências de forma online.