Na manhã de sexta-feira, a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre (2ª DPHPP) prendeu em flagrante quatro homens envolvidos em um homicídio ocorrido no bairro Navegantes. A vítima, identificada pelas iniciais D. M. B., foi morta em uma disputa entre facções criminosas.
As investigações foram iniciadas imediatamente após o crime, seguindo o Protocolo das 7 Medidas de Enfrentamento aos Homicídios. A equipe, liderada pelo Delegado Eric Dutra, rapidamente identificou os autores do homicídio e iniciou diligências para localizá-los.
Após identificar o local onde os suspeitos se esconderam, os agentes da Polícia Civil cercaram o imóvel. Durante a ação, os quatro homens tentaram fugir pulando pelas janelas e telhados, mas foram capturados após intensas buscas na área. Com eles, foram apreendidas três armas de fogo (duas pistolas 9mm e uma espingarda calibre 12), uma granada de alto poder destrutivo, 9 kg de maconha, diversas porções de crack e maconha prontas para venda, além de falsos uniformes da Polícia Civil, colete balístico, toucas ninja, munições, celulares, quatro rádios comunicadores e outros materiais.
Os detidos são integrantes de um grupo criminoso originário dos bairros Santa Tereza e Vila Cruzeiro, já investigados pela 2ª DPHPP por homicídios relacionados ao tráfico de drogas. Todos possuem antecedentes criminais por homicídio, roubo qualificado e tráfico.
O Delegado Eric Dutra enfatizou a importância de retirar da circulação indivíduos que promovem a violência nas comunidades:
“É primordial na política de segurança pública do Departamento de Homicídios”, afirmou.
O Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegado Mario Souza, também destacou a eficácia do Protocolo das 7 Medidas, que foi acionado após o homicídio, resultando na prisão dos suspeitos e na apreensão de armamentos. Após a formalização das prisões, os indivíduos foram encaminhados ao Sistema Prisional.
Disque-Denúncia Polícia Civil
A Polícia Civil dispõe de contato para denúncias anônimas atráves do 0800 642 0121 ou pelo portal www.pc.rs.gov.br