Search
[adsforwp-group id="156022"]
"Operação Falsarium"

Polícia Civil realiza apreensão de camisetas esportivas e bebidas irregulares em Porto Alegre e Alvorada

As bebidas serão encaminhadas à Receita Federal, para análise de regularidade
Foto: Polícia Civil / Divulgação
Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Delegacia de Polícia de Proteção aos Direitos do Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual, Imaterial e Afins (DECON), com o apoio do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) deflagrou a “Operação Falsarium” nas cidades de Porto Alegre e Alvorada nesta quarta-feira (27). Foram efetuados a apreensão de camisetas de organizações esportivas e de bebidas irregulares.


Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A ação ocorreu após diligências realizadas pela Delegacia, em que foi possível confirmar a venda de produtos contrafeitos de times de futebol em estabelecimento, representando-se pela busca e apreensão no local.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Alvorada, em decorrência do crime contra a propriedade intelectual das organizações esportivas, de acordo com os Art. 168 e 169 da Lei nº 14.597/23 (Lei Geral do Esporte). Na ação, 821 produtos foram apreendidos devido a utilização indevida dos símbolos oficiais das organizações esportivas e o proprietário foi autuado.

Em seguida, as equipes da DECON fiscalizaram dois estabelecimentos por venda irregular de bebidas e realizaram a apreensão de 778 garrafas no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Os proprietários dos estabelecimentos foram autuados e responderão por delito contra as relações de consumo, além de eventual descaminho e/ou contrabando.

As bebidas serão encaminhadas à Receita Federal, para análise de regularidade, bem como amostras dos produtos esportivos e das bebidas serão enviadas ao Instituto-Geral de Perícias (IGP).A Delegacia do Consumidor/DEIC tem, por estratégia, atender às demandas da sociedade por meio de investigações relacionadas à comercialização de produtos em situação irregular e/ou impróprios ao consumo, notadamente ocorrendo devido a práticas comerciais nocivas à saúde e à vida dos consumidores gaúchos.

Tags: Oepração, Polícia Civil, Porto Alegre