Search
[adsforwp-group id="156022"]
POLÍCIA

Polícia Civil prende dois suspeitos em nova fase da Operação Falsos Obreiros em Porto Alegre

Ação investiga crimes contra a construção civil e resultou na apreensão de armas, munições e materiais roubados
Polícia Civil prende dois suspeitos em nova fase da Operação Falsos Obreiros em Porto Alegre
Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), realizou nesta quinta-feira (24), uma nova fase da Operação Falsos Obreiros, denominada “Soledade”. A operação resultou na prisão em flagrante de dois suspeitos por posse ilegal de arma de fogo e munições de uso restrito. A ação foi uma continuação das investigações sobre crimes contra empresas do setor da construção civil, ocorridos em Porto Alegre no ano de 2023.

De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, titular da 1ª DR/DEIC, esta fase da operação é parte de uma série de ações que começaram em 15 de setembro, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão e a prisão de suspeitos envolvidos em sete roubos majorados. A segunda fase, realizada em 4 de outubro, resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva e temporária, além da apreensão de um caminhão usado em crimes ocorridos em dois canteiros de obras na zona sul de Porto Alegre.

Nesta etapa mais recente, as investigações da Polícia Civil  se concentraram em um roubo ocorrido em 30 de setembro de 2023, na Avenida Soledade, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Nesse crime, um grupo de ao menos 10 pessoas rendeu 18 funcionários de uma obra, fazendo-os reféns e subtraindo diversos bens, incluindo itens pessoais das vítimas, como celulares. O modus operandi dos criminosos incluía o uso de uniformes e equipamentos de proteção para simular serem trabalhadores da obra.

Ação investiga crimes contra a construção civil
Foto: Divulgação

As investigações contaram com a colaboração de várias unidades policiais, incluindo a Delegacia de Capturas e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Canoas. Durante as diligências, foram identificados indícios de que ex-funcionários de obras forneceram informações ao grupo criminoso, facilitando a ação dos suspeitos. Além disso, o grupo se especializava em subtrair materiais de construção, fios de cobre e eletrodomésticos dos canteiros de obras.

O resultado desta fase da operação incluiu a prisão em flagrante de dois suspeitos, além da apreensão de uma pistola Bersa, 24 munições calibre 9mm, uniformes utilizados nos crimes, dois celulares e um forno micro-ondas Brastemp. A Polícia Civil destacou que os envolvidos usavam caminhões para transportar os materiais roubados e obrigavam os trabalhadores das obras a carregarem os itens sob ameaça de morte.

DENUNCIE – Canais Polícia Civil

A Polícia Civil disponibiliza canais para denúncia anônima, com opções via telefone ou via online

  • Disque-denúncia – DEIC – 0800-510 2828
  • WhatsApp e Telegram: (51) 98444-0606
  • www.pc.rs.gov.br
  • http://deic.pc.rs.gov.br/inicial

 

Tags: Deic, Polícia Civil