A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14), a Operação Proteção Integral II, em ação de combate a crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. No Rio Grande do Sul, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Alvorada e Novo Hamburgo.
A operação, que acontece em todo o país, visa identificar e prender abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Ao todo, estão sendo cumpridos 127 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação. A ação conta com a participação de 451 policiais federais e 150 policiais civis.
Durante o cumprimento dos mandados, 26 pessoas foram presas em flagrante. A Operação Proteção Integral II é a continuidade do trabalho iniciado na Operação Nacional Proteção Integral I, deflagrada em 12 de março de 2025, demonstrando o esforço contínuo da Polícia Federal na proteção de crianças e adolescentes.
Dados recentes da Polícia Federal revelam o comprometimento da instituição no combate a crimes sexuais. Somente entre janeiro e abril de 2025, foram cumpridos 612 mandados de prisão de foragidos da justiça por crimes sexuais.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
Canais de Denuncia – Polícia Federal
A Polícia Federal possui a linha de atendimento Comunica PF. É o canal que permite a comunicação online de crimes de atribuição investigativa da Polícia Federal, conforme estabelecido pelo § 1º do art. 144 e art. 109 da Constituição Federal, na Lei 10.446/2002 e de acordo com o § 3º do art. 5º do Código de Processo Penal-CPP.
Através deste canal, podem ser apresentadas informações sobre crimes, de forma ágil, segura e acessível. As notícias apresentadas serão analisadas por autoridade competente, que verificará a existência de indícios da prática de crimes.
Comunique o crime neste link.