Search
[adsforwp-group id="156022"]
POLÍCIA

Polícia Federal desarticula rede de comércio ilegal de cabos no RS

Operação cumpre 12 mandados e revela prejuízo de R$ 6 milhões aos cofres públicos
Polícia Federal desarticula rede de comércio ilegal de cabos no RS
Polícia Federal desarticula rede de comércio ilegal de cabos no RS. Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação “Anatólia” com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado na receptação qualificada e comércio ilegal de cabos subtraídos da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (TRENSURB) e das concessionárias de energia elétrica. A operação contou com a participação de diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros e a Força-Tarefa de Fios e Cabos da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, com ordens emitidas pela 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Novo Hamburgo. Cerca de 50 policiais federais, além de 100 membros das outras forças de segurança, participaram da operação, que também contou com a colaboração de servidores da Trensurb e de diversas empresas de telefonia e concessionárias de energia elétrica.

A investigação coordenada pela Polícia Federal teve início após uma representação da Trensurb devido ao aumento de furtos de cabos na linha metroviária. Os constantes roubos têm causado interrupções no transporte intermunicipal da região metropolitana de Porto Alegre e exposto a população a graves riscos de acidentes. A operação busca, portanto, coibir não apenas o comércio ilegal, mas também garantir a segurança pública e a continuidade dos serviços essenciais.

Além dos riscos à segurança e à operação dos serviços, os furtos de cabos têm gerado um impacto financeiro significativo para os cofres públicos. Estima-se que o prejuízo acumulado ultrapasse R$ 6 milhões, valor relacionado à reposição dos materiais subtraídos e à implementação de medidas de segurança adicionais nas áreas afetadas.

O nome da Operação, “Anatólia”, faz referência à antiga região da atual Turquia, onde foram encontrados os primeiros registros de uso de cobre, material frequentemente visado pelos criminosos. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e garantir que o grupo criminoso seja completamente desarticulado.

Imagens da Operação, “Anatólia” deflagrada pela Polícia Federal

Tags: Polícia Federal, Porto Alegre, Rio Grande do Sul