Search
[adsforwp-group id="156022"]

Polícia investiga esquema de corrupção em licitações em São Lourenço do Sul

img_57592_foto_1.jpg

A Polícia Civil está realizando, nesta quinta-feira (1º), mandados de busca e apreensão em São Lourenço do Sul. O motivo é a  investigação de um esquema de corrupção em licitações para compra de alimentos fornecidos a casas prisionais no Rio Grande do Sul.

Desde 2019, pelo menos cinco licitações estão sob suspeita de terem sido fraudadas. Até o momento, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, que também foi apreendida. Além disso, foram recolhidos documentos, celulares, e computadores dos envolvidos. Os nomes das empresas investigadas ainda não foram revelados.

Segundo o delegado Max Otto Ritter, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os proprietários de duas empresas combinavam previamente valores a serem oferecidos na concorrência pública do serviço, o que configura fraude. Os valores eram sempre abaixo do de mercado, o que garantia sempre a vitória na disputa

O esquema não causou prejuízo, mas levou à descoberta da fraude pela Secretaria de Estado de Planejamento, Governança e Gestão. A pasta afirma que já aplicou uma penalidade contratual em relação aos investigados e acionou a polícia, que resultou na chamada Operação Fogo Amigo que está acontecendo hoje.

Segundo a polícia civil, fraudes licitatórias similares podem ser denunciadas no Disque-denúncia 0800 510 2828 e WhatsApp e Telegram (51) 9 8418 7814.