Foto: Ascom/Polícia Penal
Na manhã desta segunda-feira (18), a Polícia Penal deu início às aulas do curso de Corregedor Penitenciário, na Escola de Serviço Penitenciário (ESP). Ao todo, oito servidores de carreira foram classificados para a formação.
Os alunos, todos com nível superior e mínimo de cinco anos de atuação na Polícia Penal, passaram por uma criteriosa seleção envolvendo análise de currículo e de documentos que atestavam a idoneidade moral, além de entrevista. O curso de formação, que vai até sexta (22), é a última etapa do certame e terá 50 horas de duração.
Entre as disciplinas ministradas estão Direito Administrativo, Gerenciamento de Crise, Inteligência Penitenciária, Noções de Direitos Humanos, Direito Penal, Instrução Probatória, Sindicância e Procedimento Sumário Preliminar e Noções Básicas de Procedimentos Internos de Segurança em Ambiente Prisional.
Durante a aula inaugural de Gerenciamento de Crise, o atual corregedor-geral, Rafael Schwengber, fez uma abordagem sobre o tratamento correto das informações, ressaltando a importância da comunicação, voltada aos diversos públicos da Susepe. Falou também sobre a função de uma corregedoria e sobre os fatores internos e externos que desencadeiam uma crise, em especial, em cenários de fake news. Ainda, explicou sobre o que vem a ser “crise”, os seus vários tipos, como se dá a sua expansão dentro de uma instituição, bem como aspectos políticos locais, nacionais e internacionais que interferem nas instituições:
“Este curso de gerenciamento de crise é voltado especificamente à formação de corregedores, para que os alunos possam aplicar os conhecimentos na instituição como um todo. O objetivo dessa aula é capacitar o agente para a negociação em ocorrências de alto risco, além de possibilitar o desenvolvimento da capacidade de enfrentar situações de conflitos”, ressaltou o corregedor-geral.
Os alunos ainda terão aulas com o diretor de Inteligência Penitenciária, Cristian de Lima, com um instrutor do Grupo de Ações Especiais (Gaes) e demais corregedores da instituição.
À Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário compete verificar o trabalho desenvolvido em todos os setores, serviços e atividades dos estabelecimentos prisionais, com vista à regularidade funcional das unidades que integram sua estrutura organizacional, bem como realizar correições e visitas de inspeção nos referidos estabelecimentos.
Fonte: Ascom/Polícia Penal
De acordo com a polícia, trata-se de Otávio Carlos da Silva de 76 anos
Os novos preços para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados, mas a expectativa é…
Criminosos estão aproveitando a comoção mundial em torno da escolha do novo Papa após o…
Sistema Fecomércio-RS inova ao promover um seminário jurídico com um time 100% feminino de palestrantes
Edição de abril distribuiu R$ 200 mil a participantes que incluíram CPF na nota fiscal
Menor volume de chuvas na mudança para a estação seca altera a bandeira tarifária neste…
This website uses cookies.