Search
[adsforwp-group id="156022"]
GERAL

Policial penal salva criança engasgada em frente ao presídio em Arroio do Meio

Nara Rosane Padilha realizou a manobra de Heimlich e salvou a vida de Emanuel, de um ano e onze meses
Policial penal salva criança engasgada em frente ao presídio em Arroio do Meio
Foto: Reprodução/ Rafa Marin/ Ascom Polícia Penal

Uma policial penal salvou a vida de uma criança, no início da tarde da última quarta-feira (28), após realizar a manobra de Heimlich, em Arroio do Meio. A servidora Nara Rosane Padilha percebeu o pedido de socorro de Angélica Fagundes, mãe de Emanuel de 1 ano e 11 meses, em frente ao Presídio Estadual de Arroio do Meio pelas câmeras de monitoramento da unidade. O menino estava engasgado com um pedaço de carne e, com o procedimento, a policial penal conseguiu desobstruir suas vias respiratórias. A família mora em frente ao estabelecimento correu para pedir ajuda. “Eu vi o desespero dessa mãe quando me deparei com a situação, foi quando peguei ele no colo e com as mãos fechadas pressionei a parte superior do abdômen, três vezes, e ele chorou”, contou a policial penal, emocionada.

Angélica, mãe de Emanuel e de mais dois meninos, lembra dos minutos de desespero vividos:

“Ele pegou do prato do meu marido um pedaço de carne, e daí se engasgou, a gente veio correndo, para pedir ajuda, só gritando para alguém abrir logo aqui para vir ajudar ele que estava engasgado”, relatou, aliviada, com o bebê no colo.

Para o diretor da casa prisional, Marco Aurélio Forneck, a procura de auxílio da comunidade no trabalho realizado pelos servidores da Polícia Penal é resultado da confiança que a instituição passa para a comunidade e que reflete no bem-estar geral de todos.

O que é a manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores devem ter conhecimento para executá-la corretamente.

O atendimento à obstrução de vias aéreas e consequente asfixia é um procedimento de urgência, onde profissionais de saúde buscam reestabelecer a via aérea do paciente com a maior rapidez e eficácia possíveis, de acordo com cada caso específico.

Policia Penal

A Polícia Penal, subordinada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança.

De acordo com a Constituição do Rio Grande do Sul, a política penitenciária do Estado deve ter como objetivo a reeducação, a reintegração social e a ressocialização do preso, definindo como prioridades a regionalização e a municipalização dos estabelecimentos penitenciários, a manutenção de colônias penais agrícolas e industriais, a escolarização e a profissionalização dos presos.

A rede prisional administrada pela Polícia Penal compreende 112 unidades prisionais, entre presídios, penitenciárias, centros de custódia hospitalar, centro de triagem, instituto psiquiátrico, institutos penais, colônia penal, fundação e institutos penais de monitorações eletrônica. Organizadas em 10 regiões penitenciárias, as casas prisionais estão distribuídas pela capital e pelo interior do Estado, acolhendo presos dos regimes aberto, semiaberto e fechado.

Dessa maneira, é atribuição de todo o policial penal e gestor que passar pela Polícia Penal gerir com comprometimento a instituição que tem a incumbência de atender às necessidades dos que cumprem pena e também dos que colaboram para a reforma do sistema penitenciário brasileiro, tendo em vista o êxito de um interesse comum: a reinserção social da pessoa privada de liberdade.

Missão do policial penal

Promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade

 

Tags: manobra de Heimlich, Polícia Penal