Categories: CidadesGeralPolícia

Policial que matou jovem durante briga deve ser indiciado por homicídio e imperícia

Afastado do policiamento ostensivo em Camaquã, na Zona Sul do Estado, por problemas psicológicos, o soldado da Brigada Militar que disparou e matou o jovem Djavan Pereira Rodrigues, 22 anos, deve ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar), com o agravante de imprudência. Além disso, a conduta dele será analisada em um Inquérito Policial Militar (IPM), já em andamento. Quando retornar ao trabalho, o PM sairá das ruas e fará funções administrativas até ser julgado. Existe a possibilidade de expulsão da corporação.

Djavan foi morto depois que o brigadiano atirou contra ele com uma arma calibre 12 na madrugada do último sábado. O jovem e outras pessoas se envolveram em uma briga generalizada em um posto de gasolina em Camaquã e, para dispersar a confusão, o policial disparou, segundo alega, acreditando que a munição da espingarda era não-letal.

Publicidade

— De acordo com os relatos, foi dito a ele (PM) por um colega que a arma estava com munição não-letal. Ele atirou em direção à pessoa, e não para cima, porque entendia que não seria causado nenhum ferimento — afirma a delegada Vivian Sander Duarte, que investiga o caso.

A morte do jovem mobilizou um grupo de moradores de Camaquã, que protestou no domingo e pediu justiça. O soldado prestou depoimento à Polícia Civil nesta segunda-feira e acabou liberado. Ele falou que um colega trocou as munições e não o comunicou. O brigadiano vai responder ao processo em liberdade, já que se apresentou e deu todos os esclarecimentos exigidos.

— O fato de ele ser policial e ter que observar regras técnicas possivelmente terá influência para o aumento da pena. Ele tinha o dever de saber que a arma estava carregada de balas letais. Vamos apurar melhor se houve responsabilidade do colega que teria efetuado a troca de munições — ressalta a delegada Vivian Sander Duarte.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

25 minutos ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

48 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

58 minutos ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

1 hora ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

1 hora ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

2 horas ago

This website uses cookies.