Search
[adsforwp-group id="156022"]

Ponte de Arambaré ganha repercussão estadual

img_3629_foto_1.jpg

Três dias após a Acústica FM realizar a publicação de um vídeo da ponte João Goulart, que fica sobre o Arroio Velhaco, no município de Arambaré, feito pelo ouvinte Jaime Romeira, o RBS notícias transmitiu uma reportagem, por volta das 19h20 desta sexta-feira (05), da ponte que causa transtornos e medo aos moradores do local.

A repórter Ivani Schütz mostrou a deteriorização da ponte que tem menos de 100 metros e as condições de risco que os que transitam por ela sofrem. Entre os principais problemas da ponte do ano de 1962, estão à podridão das tábuas e as as partes de ferro que estão enferrujadas.  Em 1992, houve um acidente com uma carreta que ocasionou a queda da ponte, parte dela foi refeita em 1994, entretanto, nem toda a estrutura metálica de sustentação passou por reparos.

A estrutura, que liga a RS-350 a Tapes, já teve a carga máxima de transição reduzida de 36 toneladas para 15 toneladas após fiscalização do Conselho Estadual de Trânsito em 2013.

A prefeita do município, Joselena Scherer, disse que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi notificado no ano passado e se comprometeu em realizar uma vistoria e a troca da estrutura, entretanto, a melhoria ainda não foi feita.  Em meio há muitas dúvidas, ainda não se sabe ao certo quais serão as medidas a serem providenciadas e quem se responsabilizará pelos prejuízos. A administração municipal pretende fazer um convênio com o Estado para dividir a reforma.

A reportagem da Acústica FM entrou em contato com a assessoria de imprensa do Daer para verificara situação da ponte e dos responsáveis pelo conserto da mesma.

Segundo Mariângela Machado, assessora de imprensa do Daer, a ponte não pertence à jurisdição do Departamento.

Ela salientou que em casos como esses, o Daer aciona seus engenheiros e especialistas para orientar as prefeituras quanto às soluções técnicas a serem adotadas. Na próxima semana, em data ainda a ser confirmada, engenheiros da Superintendência de Obras de Arte Especiais da autarquia irão a Arambaré para fornecer esse apoio. 

Foi ressaltado que em momentos anteriores, houve situações pontuais em que o Daer executava reparos de ordem emergencial. Mas atualmente, com o contingenciamento de recursos do Governo Estadual, o Departamento está priorizando obras em pontes que são de sua responsabilidade.