Search
[adsforwp-group id="156022"]

‘Por conta do atual ambiente econômico no Brasil e baixo desempenho’, diz Walmart sobre fechamento de lojas

img_6384_foto_1.jpg

O Walmart vai fechar supermercados no Rio Grande do Sul. Há fechamentos programados para quarta-feira (30) . Só em Porto Alegre, a empresa vai encerrar as atividades em sete lojas.

A decisão deve atingir, principalmente, lojas da bandeira Nacional. Atualmente, a rede tem cerca de 50 unidades no Estado. Fala-se que metade corre o risco de fechamento. Possui ainda as bandeiras BIG, Todo Dia e Maxxi Atacado, no Rio Grande do Sul.

Mundialmente, a varejista norte-americana está revendo o portfólio. Há o movimento de fechamento de lojas.

No Brasil, o Walmart comprou as lojas do grupo português Sonae, em 2005. A assessoria de imprensa do Walmart foi procurada para mais detalhes. O blog recebeu o seguinte posicionamento:

“Por conta do atual ambiente econômico no Brasil, a empresa tomou a decisão de fechar algumas unidades no estado com baixo desempenho. Estamos fazendo todo o possível para transferir os funcionários dessas unidades para outras lojas e, quando não for possível, oferecemos apoio para recolocação profissional. Presente no Rio Grande do Sul com mais de 100 unidades, a empresa mantém compromisso com o mercado gaúcho, a fim de servir melhor seus clientes e garantir a sustentabilidade do negócio no longo prazo. Em 2015, investimos R$ 1,3 bilhão na abertura de novas lojas, reforma de unidades antigas e integração de sistemas no Brasil.”

Empregos

A empresa não informa e ainda é difícil dimensionar o número de postos de trabalho que seriam cortados. Mas estima-se que ultrapasse 1 mil empregos. Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo afirma que esses trabalhadores serão bastante procurados por outras empresas do setor pela experiência no Walmart.

Atualmente, o setor supermercadista do Rio Grande do Sul tem uma rotatividade de 2 mil funcionários por mês. São 4,4 mil lojas no Estado.