O trailer de revelação de God of War: Ragnarok mostrou aos fãs que, mesmo depois de se unirem a caminho de Jotunheim e suportar três anos de Fimbulwinter, Atreus e Kratos ainda não encontraram uma maneira de resolver suas diferenças – ou semelhanças. Atreus entrou em sua fase de adolescente rebelde e pai e filho não estão se entendendo. Atreus está tentando correr de volta para o mundo enquanto Kratos tenta segurá-lo, temendo que ele comece uma guerra. Atreus é totalmente a favor, até mesmo solicitando que Kratos comece a pensar como um general em vez de um pai.
De uma forma ou de outra, o Ragnarok está chegando e isso significa que a guerra também está chegando. Kratos e Atreus estão tentando parar Ragnarok, pelo menos no início do jogo, mas não terão sucesso. O que resta saber é o quanto Kratos e Atreus ajudam no início do conflito com os Aesir. Kratos já perdeu uma filha e duas esposas; ele não pode perder Atreus também. Apesar dos melhores esforços de Kratos, God of War: Ragnarok provavelmente verá Atreus tomar algumas decisões impulsivas que o levarão à guerra com Asgard.
Atreus está cego por seu próprio objetivo
No trailer de God of War: Ragnarok , Atreus está entrando em conflito porque quer saber quem ele é. God of War revelou que o verdadeiro nome de Atreus é Loki, um nome que os fãs da mitologia nórdica sabem que tem enormes implicações para seu futuro. Ele afirma que não quer lutar, mas parece muito bem com a sugestão de Kratos de que suas ações podem levar a uma guerra com Asgard. Não é exatamente o que você gostaria de ouvir de seu filho de quatorze anos.
Uma grande parte da adolescência de qualquer pessoa consiste em descobrir quem você é e o que quer fazer da vida. Mesmo que Atreus não fosse meio deus e meio gigante com uma identidade mitológica secreta, seria normal para ele se sentir assim. Mas acrescente todas essas coisas extras, e faz muito sentido porque Atreus está tão determinado a descobrir qual é seu verdadeiro lugar no mundo – especialmente quando é tão difícil obter orientação de Kratos.
Ele ainda é uma criança, então ele não está pensando direito. Tudo o que Atreus sabe é que ele não pode se esconder na floresta para sempre – o que é verdade, mas ele não tem maturidade para sentar Kratos e chegar a um acordo onde possa explorar sua identidade sem literalmente causar uma guerra. Atreus tem visão de túnel e não está considerando as consequências de suas ações; ele quer a verdade e fará tudo o que for preciso para encontrá-la. Ele provavelmente se arrependerá de suas ações impulsivas mais tarde, quando o tiro sair pela culatra, mas nada o impedirá de perseguir seu objetivo.
Kratos não compartilhou os horrores da guerra com Atreus
Em God of War, Kratos compartilhou com Atreus que ele havia matado seu pai Zeus. Esse feito claramente ainda assombra Kratos, mas fazê-lo admitir o que fez ao filho era como arrancar os dentes. Kratos abriu e compartilhou pedaços de seu passado com seu filho, dando-lhe um vislumbre do violento guerreiro espartano que costumava ser, mas Kratos ainda está longe de ser um livro aberto.
A jornada de Kratos em God of War foi aprender a reconhecer o passado, aceitá-lo como ele é e seguir em frente. Ele é capaz de fazer isso com sucesso por si mesmo, mas não faz o melhor trabalho de passar a mesma habilidade para seu filho. Kratos cometeu alguns atos terrivelmente violentos, e ele compartilhou uma pequena parte de seu passado na esperança de que Atreus pudesse aprender a ser melhor; no entanto, ainda há muitas coisas que ele manteve no escuro.
As ações violentas de Kratos no passado causaram a morte de muitos inocentes. Ele não apenas matou seu próprio pai, mas sob a influência de Ares, Kratos matou sua esposa e filha . Ele viu como a raiva e a guerra causam destruição desnecessária e não quer que Atreus seja assombrado por decisões semelhantes. Em vez de lhe contar toda a história, no entanto, ele ainda guarda muito de sua história perto do peito. Kratos odeia essa parte de si mesmo e não está disposto a cometer os mesmos erros novamente ao tolerar uma nova guerra.
Compartilhar toda a verdade com Atreus não significa que Atreus acataria seus avisos, mas compreender a dor ao longo da vida que a guerra causou a seu pai pode fazê-lo pensar duas vezes e entrar em conflito. Kratos provavelmente contará a Atreus mais de sua história em God of War: Ragnarok e isso pode ajudar, mas é improvável que pare Atreus de cometer seus próprios erros.
Atreus tem o temperamento de Kratos, mas não a maturidade
Se nada mais, os fãs da franquia God of War sabem que Kratos tem um temperamento. O mais recente God of War apresentou aos jogadores um Kratos muito diferente, que aprendeu a controlar seu temperamento, mas ele ainda está lá, fervendo sob a fachada estóica. Kratos ainda tem um medidor de Spartan Rage, afinal, e a frase de Thor em God of War: Ragnarok revela trailer sugerindo que Kratos parece uma “pessoa calma e razoável” se tornou uma espécie de piada entre os fãs.
God of War deixou bem claro que Atreus herdou o temperamento de Kratos . Conforme Atreus começa a aprender o que ele pode fazer como um deus, ele descobre que tem poderes muito semelhantes aos da Fúria Espartana de seu pai. Atreus ataca desnecessariamente vários personagens inocentes e comete atos surpreendentemente violentos como resultado de sua raiva. Mesmo que ele compartilhe do temperamento de Kratos, ele não está suficientemente motivado para aprender como controlá-lo.
Kratos levou muito tempo para desenvolver o personagem que é agora, e a jornada de Atreus está apenas começando. Kratos é um guerreiro mais velho e experiente que sofreu mais do que o seu quinhão de tragédias e perdas como resultado da guerra. Em contraste, Atreus é um adolescente impulsivo que sabe muito pouco sobre como é o mundo real. Além de sua aventura em God of War , Atreus levou uma vida bem protegida. Como Atreus compartilha o temperamento de seu pai, mas não compartilha nenhuma das experiências de vida que ensinaram Kratos a controlá-lo, faz todo o sentido por que Atreus está pronto para entrar em conflito enquanto Kratos prefere lidar com as coisas com mais delicadeza.
God of War: Ragnarok será lançado para PS4 e PS5 em 2022.