Search
[adsforwp-group id="156022"]

Por que o Batman de Robert Pattinson não usa armas (mas o de Affleck sim)

Divulgação
Divulgação

Ao contrário do Batman de Ben Affleck, o Batman de Robert Pattinson tem uma regra sem armas que se desenrola em The Batman . Com a adição de um novo Batman ao salão de retratos do herói, as comparações entre o Batman de Robert Pattinson e outras versões do cruzado de capa são inevitáveis. Por quase três horas, Matt Reeves criou o que tem potencial para se tornar a versão definitiva do Batman para a próxima década.

Enquanto o final de The Batman vê o nascimento de um verdadeiro super-herói, o restante do filme se concentrou em um Batman mais inexperiente que dependia fortemente da violência como forma de cumprir sua missão. O Batman mais jovem de Robert Pattinson levou o uso do medo como arma ao extremo e entregou uma das versões mais assustadoras do personagem. Mesmo assim, o Batman de Pattinson não usou armas nem matou ninguém ao longo do filme.

Batman usando armas é um dos temas mais controversos em torno do personagem. A regra de não matar do Batman é frequentemente lembrada em várias histórias, mas também foi esquecida em algumas adaptações. O Batman de Ben Affleck, que passou a usar metralhadoras e equipou seu Batmóvel com armas de fogo, é um exemplo disso.Embora o Batman de Robert Pattinson seja uma das versões mais violentas do personagem durante grande parte do filme, ele não gosta de armas. Na verdade, o personagem foi inflexível desde o início em não resolver seus problemas simplesmente matando seus inimigos. Isso é evidenciado em The Batman quando Catwoman tenta matar o policial envolvido na morte de sua amiga e é interrompida por Batman. O personagem de Robert Pattinson afirma que Selina não precisa se tornar alguém como aquele homem e que cometer assassinato só traria mais dor em sua vida já conturbada.

Dada toda a carga emocional e violência em torno do Batman de Robert Pattinson, é possível inferir que o personagem rapidamente concluiu que usar armas e matar alguém não o faria diferente dos criminosos que jurou lutar. Em vez de usar armas, toda a raiva e violência que esse Batman carrega se traduz em golpes ferozes contra seus inimigos, mas de uma forma que sempre mantém intacto o código de Bruce. De acordo com Robert Pattinson, sair todas as noites para encontrar algum criminoso para espancar é o que torna esse Bruce capaz de aliviar a dor da morte de seus pais, pelo menos por alguns segundos. Usar armas não apenas faria o que restava da moral de Bruce desaparecer, mas também colocaria Batman do outro lado da trágica noite que ele está sempre revivendo.

A controversa opinião de Ben Affleck sobre Batman deveria ser uma versão mais desiludida e imprudente do personagem que já teria superado seu juramento inicial. Embora não tenha sido muito explorado em Batman v Superman: Dawn of Justice ou no resto do DCEU, o Robin na história do DCEU de Ben Affleck foi morto pelo Coringa em algum lugar antes dos eventos do filme de Zack Snyder. Embora não esteja claro se aquele Robin morto era Jason Todd ou Dick Grayson, o fato é que a morte de seu parceiro colocou o Batman de Ben Affleck em um lugar muito escuro.

A maneira como Batman operava em Gotham City mudaria ainda mais após os eventos de Black Zero em Man of Steel . A chegada de alienígenas na Terra e a destruição de Metropolis pelos Kryptonianos fizeram com que Bruce sentisse que as antigas regras não eram mais válidas. O personagem entrou em uma espiral de violência, marcando criminosos com a marca do morcego e não tendo restrições ao uso de armas. A forma como o Batman Batmobile e Bat-wing de Ben Affleck foram projetados também evidencia que o personagem não tinha mais restrições às baixas causadas por suas incursões, pois ambos estavam equipados com armas de fogo.

Embora Batman seja um dos personagens mais sombrios dos quadrinhos de super-heróis, ainda há um importante grau de altruísmo e bondade associado ao cruzado de capa que o diferencia de outros vigilantes como O Justiceiro. Não usar armas e não matar seus vilões é o que possibilitou que Batman continuasse sendo um dos super-heróis mais reconhecidos e inspiradores da história, além de fazer parte de histórias realmente sombrias, como Year One ou The Long Halloween , recentemente adaptado . Batman funciona como um vigilante sombrio e um herói da Liga da Justiça precisamente porque ele nunca cruza essa linha, e é por isso que Batman usando armas é tão controverso.

Há também o elemento da origem do personagem. Se a própria missão de Batman é impedir que o que aconteceu com seus pais aconteça com outras pessoas, então usar armas seria extremamente hipócrita. Matar outras pessoas não faria Batman diferente de Joe Chill, e ele poderia se tornar o fantasma assombrando as memórias de outra criança, assim como o assassino de seus pais se tornou para ele. Não importa quão boas sejam as justificativas da história, Batman usando armas muito raramente não fere a essência do personagem.

Batman Deveria Usar Uma Arma?

O Batman Ben Affleck Michael Keaton

A forma como o Batman se estabelece como personagem torna o uso de armas algo muito distante do que ele deveria ser. Seja em seus primeiros anos ou no final de sua carreira, Batman precisa manter algum tipo de código de conduta para não perder a essência de sua missão original. Embora seja interessante abordar como toda a raiva e trauma de Bruce Wayne corre o risco de se transformar em pura violência, escritores e cineastas devem traçar uma linha de até onde eles querem que seu herói vá. Para versões do Batman que pretendem continuar por vários anos e ser um tanto definitivas sobre o personagem, ter o Batman empunhando armas deve estar fora de questão. Até histórias de Elseworld, como The Dark Knight Returns , de Frank Millerevitou usar armas, por mais violento que fosse o resto da história. Isso é evidência de que mesmo os escritores por trás de algumas das histórias mais sombrias de Batman concluíram que Batman nunca deveria usar uma arma.