As chuvas intensas que caíram no Rio Grande do Sul, deixaram um rastro de destruição em diversos municípios do estado devido as enchentes. A reportagem da Rádio Acústica FM esteve em Porto Alegre e em Eldorado do Sul nesta terça-feira (21).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
“O cenário é de guerra”, relatou a reportagem sobre as imagens observadas nos mais diversos pontos da capital e de Eldorado do Sul. Pelas ruas onde as águas já baixaram, comerciantes iniciavam o trabalho de limpeza.
Produtos destruídos e em estado de putrificação, eram acumulados pelo lado de fora dos estabelecimentos, para que munidos de mangueiras e lavadoras de alta pressão, pudessem ser utilizados como principal equipamento de trabalho.
Em alguns pontos da capital, onde clientes registravam a falta de energia elétrica, o som de pequenos geradores, poderia ser ouvido nos mais diversos pontos. Os equipamentos muitas vezes ficam nas calçadas, tendo em vista que a parte interna de diversos comércios, ainda estava tomada pela lama.
A reportagem conversou com moradores, que emocionados, relataram os danos sofridos pelos alagamentos. A cada nova entrevista, um relato emocionante de quem literalmente perdeu tudo que tinha.
O mau cheiro é algo que impacta quem chega na cidade. Trata-se de uma mistura de esgoto, produtos estragados, além de animais que não resistiram a tragédia e morreram em meio aos alagamentos.
Toque aqui e acompanhe as imagens captadas pela reportagem
Acústica se fez presente em municípios afetados pelas enchentes
Compromissada com sua audiência, a Rádio Acústica FM visitou os mais diversos municípios afetados pelas chuvas. A reportagem trouxe nos últimos dias, informações ao vivo de Arambaré, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Eldorado do Sul e Porto Alegre.
Guaíba finalmente abaixo dos 4 metros após 18 dias: nível ainda exige atenção
Queda gradual: O nível do Guaíba, em Porto Alegre, finalmente registrou uma marca abaixo dos 4 metros nesta quarta-feira (22), após 18 dias acima dessa cota. De acordo com medições realizadas às 5h15min pela régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA) no Cais Mauá, no Centro da capital, o nível do rio amanheceu em 3,91 metros.
Ainda acima do ideal: Apesar da queda, o nível do Guaíba ainda segue acima da cota de alerta, que é de 2,5 metros, e também superior à cota de inundação, fixada em 3 metros. Isso significa que, embora a situação esteja melhorando gradativamente, ainda é preciso cautela e atenção nas áreas ribeirinhas.
Monitoramento constante: As autoridades continuam monitorando o nível do Guaíba de perto, e novas atualizações serão divulgadas à medida que a situação se desenrola. É importante acompanhar as informações oficiais e seguir as orientações dos órgãos competentes.