Search
[adsforwp-group id="156022"]

Preço do SSD pode subir após a Western Digital perder 6,5 bilhões de GB de chips NAND

Divulgação
Divulgação

Devido a contaminações de materiais em duas de suas instalações de fabricação de flash NAND, a Western Digital perdeu 6,5 exabytes (ou 6,5 bilhões de gigabytes) de memória flash NAND. Embora a perda seja uma má notícia para a empresa, que fabrica dispositivos de armazenamento de dados como discos rígidos e SSDs NVMe, os clientes também poderão ver os preços subirem em breve. De acordo com a Trendforce , uma empresa de pesquisa de mercado de eletrônicos, a contaminação pode levar a um aumento significativo no preço dos SSDs.

A contaminação do material da Western Digital ocorreu em duas das linhas de produção NAND Flash da empresa, uma em Yokkaichi e outra em Kitakami, no Japão, de acordo com um comunicado de imprensa . O NAND Flash é um componente chave em SSDs, SATA e NVMe. A escassez desses materiais significa que menos SSDs provavelmente acabarão nas prateleiras das lojas, e os que o fizerem serão mais caros.

No entanto, de acordo com a Trendforce, essa escassez não atingirá os consumidores imediatamente. Em vez disso, um excesso de oferta inicial pode fazer com que os preços dos SSDs caiam até 10% durante o primeiro trimestre fiscal de 2022. O segundo trimestre é quando veríamos picos de preços, que também poderiam subir até 10% mais. Para colocar o efeito dessa contaminação em perspectiva, a Western Digital e seu parceiro, Kioxia, que possui as duas instalações japonesas de produção de flash NAND, representam pouco mais de 30% da participação no mercado de flash NAND.

A escassez de SSDs certamente afetará os entusiastas de PC , mas para quem deseja montar uma plataforma de jogos, é uma má notícia. Cada vez mais lançamentos modernos listam o armazenamento de dados do jogo em um SSD como parte de suas configurações recomendadas. No entanto, a inflação dos preços dos componentes não é novidade para os jogadores de PC, que lidam com preços exorbitantes de GPU há mais de um ano. Os proprietários de PS5 que desejam atualizar o armazenamento de seu console também certamente sentirão um sucesso. Em vez de um cartão de memória, os usuários precisam comprar e instalar seu próprio SSD NVMe no console para liberar mais espaço para jogos.

Não está claro quanto tempo durará a escassez de SSD e o aumento de preço. Por enquanto, a Western Digital está “trabalhando em estreita colaboração com seu parceiro de joint venture, Kioxia, para implementar as medidas necessárias que restaurarão as instalações ao status operacional normal o mais rápido possível”.