Search
[adsforwp-group id="156022"]

Preços voltam a subir no país após 3 meses de queda

Foto: Ilustração | Pixabay
Foto: Ilustração | Pixabay

Os preços voltaram a subir no país, depois de 3 meses de queda. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE, a inflação ficou em 0,59% em outubro, e agora acumula uma alta de 4,70% este ano e de 6,47% nos últimos 12 meses.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

O índice de difusão, que mede a quantidade de itens mais caros também voltou a subir, chegando a 68%. A maior contribuição para este resultado veio dos alimentos e bebidas, que tinham caído 0,51% em setembro, mas no mês seguinte subiram 0,72%. Somente esse grupo de produtos e serviços respondeu por 0,16 ponto percentual da variação geral e, de acordo com o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, em 12 meses, a inflação acumulada do setor já é de 11,21%……

O segundo maior impacto veio do grupo de Saúde e Cuidados Pessoas, que subiu 1,16% e, em seguida, estão os Transportes, que tinham caído 1,98% em setembro e agora subiram 0,58%.

Apesar dos combustíveis ainda estarem com deflação, o recuo em outubro, de 1,27%, foi menor do que o mês anterior, e o etanol já voltou a subir, 1,34, compensando um pouco as quedas da gasolina, do diesel e do GNV.  Já as passagens aéreas subiram 27,38%, sendo o item individual com maior contribuição para o aumento geral.

Dos 9 grupos pesquisados pelo IBGE, todos registraram altas, à exceção de comunicação, que caiu 0,48%.

Já o recorte por regiões mostra que em todas foi registrada inflação. A maior, 0,95%, em Recife e, a menor, 0,20%, em Curitiba.

O Instituto também divulgou, nesta quarta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que se refere aos produtos e serviços consumidos pelas famílias de menor renda, e teve alta de 0,47% em outubro, acumulando 4,81% este ano e 6,46% nos últimos 12 meses.