Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeita em exercício esclarece tratamento ao comércio após novos decretos em Arambaré

img_39398_foto_1.jpg

No último final de semana agentes da Vigilância Sanitária e a Brigada Militar precisaram intervir em estabelecimentos comerciais que não estavam cumprindo o novo decreto do governo do Rio Grande do Sul, em Arambaré. Na manhã desta terça-feira (23), a prefeita em exercício, Ida Machado, esclareceu a situação que gerou desconforto em proprietários e comerciantes locais.

Empresários em contato com a emissora relataram a forma, até mesmo, “abrupta” que fiscais trataram os clientes após o horário determinado, causando constrangimento aos compradores que estavam sendo atendidos. Ida se mostrou compreensível com a necessidade do comércio de trabalhar, mas pontuou a importância de cuidados com a prevenção contra a covid-19: “é um momento de apertar a circulação de pessoas e obedecer o decreto que está acima de nós, o estadual”, destaca.

De acordo com a gestora, o poder executivo trabalha para informar com agilidade as mudanças em decretos municipais e estaduais, portanto, no último sábado (20) já estavam valendo as medidas impostas pelo estado: “O comércio foi avisado, os empresários precisam ter consciência dos horários. Foram poucos casos que aconteceram, mas agradecemos a Vigilância Sanitária e o apoio da Brigada Militar”, afirma. Segundo ela, em alguns locais a BM precisou pedir até três vezes para os usuários deixarem os locais em ações diferentes entre a atuação da polícia e vigilância: “vamos fazer nosso papel para proteger a comunidade”, enfatiza

O governo do Rio Grande do Sul até o final da noite desta segunda-feira (22) publicou quatro novos decretos atualizando as medidas impostas pelo modelo de distanciamento controlado, outro que amplia o horário da suspensão de atividades, para entre 20h e 5h; um terceiro que permite atividades presenciais para Ensino Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na bandeira preta; e um último que inclui a necessidade nos planos regionais de um compromisso de fiscalização quanto ao cumprimento dos protocolos.

Diversas atividades mudam com as alterações. Clique aqui para ler mais.

Confira a entrevista completa: