Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeito de Camaquã processa autor da página Gazeteiro

img_24616_foto_1.jpg

O prefeito Ivo de Lima Ferreira abriu um processo contra Elissandro Sperb de Freitas, apontado como autor da página humorística “Gazeteiro”. A ação corre na 1ª Vara Cível da Comarca de Camaquã e é realizada em conjunto com o secretário da Saúde, Luciano Pereira Dias, sua esposa Fabiola dos Santos Coelho, e o servidor Saimon Figueiredo Dias. Além do autor da página Gazeteiro, a Facebook Serviços Online do Brasil LTDA também responderá pelo processo.

A identidade do responsável pela criação da página foi revelada em fevereiro de 2018 pelo próprio Facebook, após uma ação judicial pedir a retirada imediata de publicações e a identificação dos autores. A matéria que revelou a identidade foi publicada à época com exclusividade pela Rádio Acústica FM, após uma publicação na própria rede social da advogada Lillian Alexandre Bartz, que representa os autores da ação.

O processo não tramita em segredo de justiça e se tornou público após o assessor de imprensa da prefeitura, Julio César Santos, publicar em seu perfil na rede social uma imagem que continham detalhes sobre a ação, na tarde da última segunda-feira (5). A publicação de Santos foi comentada pelo próprio prefeito Ivo Ferreira: “Vamos nos encontrar na justiça”, declarou. Elissandro Sperb retrucou o comentário do prefeito: “Espero que o senhor tenha certeza do que argumenta ao citar meu nome”, rebateu.

Até o fechamento desta matéria, apenas os autores da ação judicial haviam sido intimados pela justiça. Atualmente, a página do “Gazeteiro” está fora do ar. Em sua última publicação, o “Gazeteiro” justificou aos seus seguidores que a retirada da página era motivada por razões judiciais, sem detalhar.

O que dizem os envolvidos?

A equipe de jornalismo da Rádio Acústica FM tentou contato com Sperb, mas o telefone estava desligado. Em um documento que a emissora teve acesso, Elissandro Sperb alega não ser mais o proprietário e autor das publicações, mas não nega ter criado a página. A emissora também entrou em contato com o prefeito Ivo Ferreira. Através de sua assessoria, ele declarou que está buscando seus direitos e que não vai se manifestar nesse momento.

O secretário municipal da Saúde, Luciano Pereira Dias, não respondeu os contatos realizados pela emissora. A Rádio Acústica FM ainda tentou contato com o Consórcio Intermunicipal Centro Sul, onde trabalham os servidores Fabiola dos Santos Coelho e Saimon Figueiredo Dias. A emissora não foi atendida em nenhuma dos telefones disponíveis para contato no site do consórcio.