Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeito de Porto Alegre quer que Sartori peça ajuda ao Exército

img_4753_foto_1.jpg

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, afirmou nesta terça-feira (8) que solicitou audiência com o governador do Estado, José Ivo Sartori, para discutir os números da violência na cidade. Neste encontro, Fortunati fará um apelo para que Sartori peça ajuda do governo federal no enfrentamento à violência, com uso de profissionais tanto do Exército quanto da Força Nacional.

“Não resolve, mas aumenta a sensação de segurança. Farei este apelo”, argumentou o prefeito em entrevista ao Gaúcha Atualidade.

O feriado de Independência bateu recorde de mortes violentas. Foram 40 homicídios, sendo 15 só em Porto Alegre. Na manhã desta terça-feira, morreu o dono de padaria que foi baleado no fim de semana enquanto passeava com o cachorro, no Bairro Menino Deus.

O prefeito da Capital acrescentou que vai também pedir um aumento de efetivo da segurança nas ruas de Porto Alegre, mesmo diante das dificuldades financeiras. Segundo o prefeito, em maio houve uma reunião com a cúpula da segurança, mas a situação piorou desde então: “Com o parcelamento de salários, todas as ações que estavam sendo implementadas foram por água abaixo”, explicou.

Fortunati disse que a prefeitura investiou na ampliação do uso de câmeras de segurança e melhorias de iluminação pública, mas que também tem sofrido com os cortes do governo federal e estadual. Por isso, tomou a decisão de apoiar o aumento do ICMS do Estado, que considera a única solução viável a curto prazo.

“Tem que se aplicar o remédio amargo, mas que dá uma resposta imediata”, defendeu.

Além da segurança, um dos principais efeitos da crise do Estado sentido pelas prefeituras está na área da saúde. De acordo com Fortunati, na alta complexidade, 65% dos atendimentos são de pessoas do interior do Estado.