Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeito eleito em Camaquã é alvo de ação de investigação judicial eleitoral

img_9639_foto_1.jpg

O prefeito eleito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira (PSDB), é alvo de ação de investigação judicial eleitoral. Segundo a denúncia oferecida à Justiça Eleitoral, Ivo teria sido favorecido com a execução de uma obra da Companhia Estadual de Energia Elétrica – Distribuição (CEEE-D), executada por uma empresa de propriedade de sua família.

A ação foi ajuizada na última quinta-feira (15) pela advogada Lillian Alexandre Bartz, que representa o investigante Rodrigo Rezende, presidente do PCdoB e candidato a vereador no último pleito em Camaquã. No documento, Ivo é acusado de abuso de poder econômico e abuso de poder por uso de máquina pública.

A equipe de jornalismo da Rádio Acústica FM teve acesso ao processo e as provas apresentadas à justiça. No processo, que não corre em segredo de justiça, é citada a execução de uma obra que teria o “processo e tramitação administrativa na CEEE-D acelerada, de forma que a mesma foi apresentada e executada em tempo recorde”, conforme o texto. Ainda segundo o documento, um projeto semelhante teria um tempo de espera de cerca de um ano e meio para ser executado.

A obra teria sido realizada na Estrada do Rato, localidade de Santa Auta, 5º Distrito de Camaquã. Conforme fotos das telas, obtidas do próprio sistema da estatal, anexado ao processo, o projeto teria valor estimando de R$ 123.254,21, e beneficiado 13 famílias.

A ação pede liminarmente que a CEEE-D seja notificada e apresente cópia do procedimento administrativo de número 1005/2016, na íntegra, o que foi deferido pela justiça na última segunda-feira (19). Foi solicitado também uma vistoria judicial no local onde a obra teria sido executada, além da intimação judicial e arrolamento de profissionais da própria CEEE-D como testemunhas.

Ivo Ferreira afirmou que já tomou conhecimento da ação e que apresentará sua defesa ainda hoje (21). Ivo afirmou ainda que a obra foi executada com recursos da CEEE-D, e que atende a solicitação de moradores através de um abaixo-assinado.

O prefeito eleito negou qualquer irregularidade na obra: “Eu não consigo entender, por que é uma rede que eu nem estive lá. Podem entrevistar quem foi beneficiado pela obra, e perguntar se algum dia eu fui lá pedir voto!”, justificou. A empresa da família de Ivo Ferreira atende a estatal em mais de 30 municípios, através de processo licitatório.

A Gerência Regional Centro-Sul da CEEE-D afirma que a companhia não foi informada oficialmente da ação, e que a companhia segue todas as normas já estabelecidas pela ANEEL.