Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeitos da região assinam acordo para implantação de novo sistema de iluminação pública

img_14713_foto_1.jpg

Prefeitos de 17 municípios se uniram para implantação de um novo e moderno sistema de iluminação pública. O objetivo é captar recursos através de uma iniciativa de Parceria Público-Privada (PPP), que viabilizaria implantação do projeto. Os gestores dos municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal Centro-Sul acordo assinaram nesta segunda-feira (05) um termo de cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto tem como objetivo modernizar o sistema de iluminação pública, com a instalação de luminárias em LED. A melhor gestão da iluminação pública deve beneficiar as comunidades dos municípios contemplados, com menor consumo de energia e maior eficiência.

Para colocar em prática o projeto, os gestores buscaram apoio do próprio BNDES, Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de consultarem órgãos como Tribunal de Contas do Estado (TC-RS) e Ministério Público do RS (MP-RS). Este é o primeiro projeto neste sentido, feito por um consórcio de município no país.

Os municípios que fazem parte do projeto de gestão da iluminação pública são Amaral Ferrador, Arambaré, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Turuçu. Ao todo, mais de 400 mil pessoas podem ser beneficiadas com o projeto.

Conforme o presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce e prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, o projeto foi construído de forma conjunta: “Trabalhos durante todo o ano passado, para a implementação deste projeto. Tivemos o acompanhamento do MP na construção desta parceria público-privada, sendo um grande passo neste projeto inédito no país”, destaca Rafaeli.

A presidente do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul e prefeita de Crista, Fábia Richter, ressaltou a relevância da conquista para os municípios: “A assinatura deste termo entre o consórcio e o BNDES será o primeiro passo para a implementação deste novo sistema de iluminação pública para as cidades. Ele abre muitas possibilidades”, afirma Fábia.