Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeitos participam da construção de novo modelo de alertas do RS

img_41562_foto_1.jpg

O governo do Estado prorrogou até o próximo sábado (15) as regras de bandeira vermelha no Rio Grande do Sul. A Famurs solicitou ao governo, a participação efetiva de prefeitos na construção do novo modelo.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Segundo o presidente em entrevista na Acústica FM, o Eduardo Leite pretende dividir a responsabilidade da administração regional dentro dos grupos já existentes. Protocolos mínimos continuarão a ser seguidos em combate a pandemia: “governo do Estado sai de cena e transfere a responsabilidade para seus municípios”, afirma.

Pela proposta, o atual modelo de bandeiras, definidas semanalmente nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta seria substituído por um sistema de alertas, conforme seja necessário em função do aumento do grau de risco de cada região. A ideia é que o modelo seguiria baseado nas 21 regiões Covid, nas sete macrorregiões e no Estado como um todo.

Conforme as diretrizes do sistema apresentadas pelo governador, caberia ao governo do Estado definir restrições mínimas obrigatórias, como uso obrigatório de máscara em ambiente coletivo aberto ou fechado, que os municípios terão de seguir em qualquer hipótese, além de sugerir um conjunto de protocolos padrões por atividades, em número inferior ao existente hoje.