Search
[adsforwp-group id="156022"]
Temporais

Prefeitura conclui fechamento de seis comportas do Guaíba em Porto Alegre

Medida foi tomada para evitar que a área central seja alagada caso a medição do rio chegue aos 3m
Alex Rocha/PMPA
Alex Rocha/PMPA

Ao longo desta segunda-feira, equipes do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) fecharam seis comportas do Guaíba com auxílio de retroescavadeiras . A medida preventiva foi tomada pelo prefeito Sebastião Melo em reunião emergencial com os órgãos da prefeitura para evitar que inundações atingissem a região central de Porto Alegre.

O sistema de proteção contra inundações possui 14 comportas. Inicialmente, quatro foram fechadas, ainda durante a tarde, e outras duas no começo da noite. O trabalho foi concluído pelas equipes nos portões 1, 2, 3, 11, 12 e 14. Os demais portões abertos, 4 e 6, também estão sendo monitorados.

As comportas haviam sido fechadas pela última vez no ano de 2015, quando o nível do Guaíba chegou a 2,89 metros. Nesta segunda chegou a 2,75. Há cerca de 10 dias, equipes revisaram os portões e realizaram os ajustes necessários.

“Resolvemos começar a fechar as comportas para pecar pelo excesso (de cautela), já que, se o nível do Guaíba subisse durante a madrugada, quando temos menos pessoal, poderia demorar muito (para executar essa ação) — explica o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss.

A preocupação do executivo municipal é bastante grande com as regiões das ilhas na Capital. A cota de inundação do Guaíba é de 3 metros. Acima disso, Porto Alegre tem o muro da Mauá e o sistema de diques, que inclui freeway, Castello Branco e as orlas 1, 2 e 3, até quase o bairro Ipanema. Só a partir deste ponto, passando o BarraShoppingSul, é que os bairros ficam em um nível mais ou menos equivalente ao do Guaíba

“Ali não há sistema de proteção contra cheias, então é uma situação muito crítica. A Defesa Civil e o Dmae têm dado todo o suporte. Na região mais sul de Porto Alegre, desde o bairro Ipanema até o extremo sul da cidade, também não há sistema de proteção contra inundações. Pode ser que a gente tenha casos de alagamentos. Nós vamos estar à disposição tentando prestar todo o auxílio “, pontuou Loss.

A Defesa Civil atuou durante todo o dia no bairro Arquipélago, com o objetivo de encaminhar as pessoas que residem nas áreas de risco aos abrigos da Prefeitura. O órgão não registrou chamados de emergência nesta segunda-feira.

Motores Roubados

De acordo com o Dmae, algumas das comportas possuíam motores, que foram levados por ladrões anteriormente. Por isso, o serviço foi realizado com uso de caminhão e retroescavadeira. Para fechar o portão localizado na Cairú, foi necessário remover o asfalto dos trilhos inferiores. No portão da ponte do Guaíba, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) chegou a fechar o trânsito.

O sistema

O sistema de comportas é composto por 14 portões que se estendem ao longo do muro da Mauá e nas passagens abaixo da Avenida Castello Branco. Desses, oito ficam abertos e outros seis estão fechados de forma permanente.

Locais de fechamento

Durante a tarde, ocorreu o fechamento dos portões na Usina do Gasômetro, no Cais Embarcadero, em frente ao Tribunal de Contas do Estado e na Avenida São Pedro. No começo da noite, foram fechados os da Rua Cairú e da ponte do Guaíba