Search
[adsforwp-group id="156022"]
Alagamentos

Prefeitura contrata perito após alagamentos que atingiram cerca de 100 casas em Camaquã

Objetivo é evitar que atingidos sofram novamente com o problema
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A prefeitura de Camaquã anunciou que contratará um perito para fazer diagnóstico dos alagamentos que ocorreram no início da semana no município. A decisão foi tomada após reunião do Pode Executivo com a AUD, bombeiros, Defesa Civil e representantes da comunidade.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Os alagamentos ocorreram na última segunda-feira (4) e atingiram fortemente residências nos bairros Jardim, Viégas, Maria da Graça, Gaúcho e Olaria. Um encontro foi realizado para uma avaliação das ações feitas antes, durante e após as fortes chuvas que causaram alagamentos.

Esta contratação para um estudo de diagnóstico do ocorrido abrangerá diversas questões como precipitação, manejo das águas e escoamento pluvial, obras da BR-116 e loteamentos de terrenos. O objetivo do estudo é evitar que as pessoas e comunidades atingidas pelos alagamentos sofram com outras situações iguais.

Na última segunda, equipes da Secretaria de Infraestrutura foram acionadas durante o temporal para atuar em vários pontos dos bairros atingidos para minimizar os impactos causados. Outras equipes técnicas da Secretaria do Desenvolvimento foram nas residências para dar suporte e oferecer abrigo às famílias atingidas.

A reunião foi convocada pela prefeitura com as entidades envolvidas como a AUD, representada pelo gerente administrativo, Rubem Filho, o Corpo de Bombeiros, com o Sargento Paulo Carvalho, a Defesa Civil, com Rafael de Moura, e um representante da comunidade, Endrigo Ribeiro. Participaram também, representantes de secretarias municipais.

Conforme levantamento que está sendo realizado pela Prefeitura, através da SEMTDS, até agora foram aproximadamente 100 residências atingidas pelos alagamentos, e os números devem subir com a continuidade do levantamento em bairros ainda não visitados.

Durante o encontro, o Executivo colocou que é necessário um plano de contingência para a cidade durante casos como o ocorrido, com graus de mobilização para o tipo de evento que ocorrer para agilizar o atendimento.

Tags: alagamentos, Camaquã, chuvas, Cidades, Clima, Costa Doce, Infraestrutura, Região, Tempo