Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeitura de Camaquã inaugura quadra de escola

img_8192_foto_1.jpg

“Agora vou poder jogar futebol mesmo em dia de chuva”, comemora o aluno do 5º ano Bernardo Schmiescki, na inauguração da cobertura da quadra poliesportiva da EMEF Mario Centeno Crespo, localizada na Pacheca 6° Distrito. A inauguração foi realizada na terça-feira (14) e contou com a presença do prefeito João Carlos Machado, da secretária de Educação Jussara Jaquês, do presidente da Câmara de Vereadores Marco Aurélio Pereira, secretários, vereadores, autoridades e comunidade escolar. 

A cobertura da quadra poliesportiva possui 622 m², além disso, a quadra já existente teve o piso restaurado, nivelado e recebeu pintura com demarcação das respectivas modalidades esportivas, executada por empresa contratada através de licitação. A obra foi possível através do investimento da Prefeitura no valor R$ 86.809,33 e do FNDE, na quantia de R$ 180.934,65. 

Conforme a diretora Fátima de Abreu Soares, a escola que possui 74 anos era estadual até o ano de 2008, quando foi municipalizada: “Solicitamos que o município assumisse a escola, porque enfrentávamos muitas dificuldades por pertencer ao estado, como a falta de professores, problemas com merenda e não havia transporte escolar, então só atendíamos alunos da Pacheca”. De acordo com a diretora, a situação mudou quando o educandário foi municipalizado: “Começamos a receber investimentos, como a parte da escola que era de madeira foi substituída por edificação de alvenaria, nosso quadro de professores está completo e é muito bom, nossa merenda é diversificada e de qualidade e atendemos crianças de toda a região, graças ao transporte escolar”. 

A presidente do CPM – Círculo de Pais e Mestres Virginia dos Santos Schimiescki, mãe do aluno Bernardo, estudou na escola há quase vinte anos e viu de perto as mudanças: “A escola mudou muito e pra melhor”. Para a secretária da Educação Jussara Jaquês, a escola recebe melhorias constantes devido à parceria entre Poder Público Municipal, direção, professores, CPM e comunidade: “Quando pessoas e instituições se unem em torno de um objetivo comum, o resultado é sempre o melhor para todos os envolvidos”. 

Diante de dificuldades financeiras, onde União e Estado atrasam repasses e alguns nem são feitos, estabelecer prioridades de investimentos é primordial: “Não há recursos para todas as demandas, então estabelecemos como prioridade as pessoas, por isso realizamos investimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social”, salienta o prefeito João Carlos Machado. Machado destaca ainda que, além de vivenciarmos uma crise financeira, enfrentamos uma crise moral e ética, que faz ainda mais necessário investir na educação e formação de cidadãos conscientes, responsáveis e honestos: “Precisamos investir no futuro dessa nação”.