A Prefeitura de Guaíba realiza nesta semana uma série de ações para tentar minimizar os efeitos dos danos causados pelas chuvas que caíram sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias. O grande acumulado resultou em uma cheia histórica no Lago Guaíba, causando diversos transtornos e prejuízos no município.
Equipes da Defesa Civil atuam na remoção de pessoas em situação de risco, removendo para locais seguros, como a sede da Paróquia Nossa Senhora do Livramento. Até o início da noite desta quarta-feira (27) o local abrigava ao menos 29 pessoas, mas está preparado para a chegada de mais pessoas. A prefeitura realizava também um mutirão de limpeza e de desobstrução de vias.
“Estamos nas ruas, visitando áreas mais afetadas pela elevação do Guaíba. Após o resgate das famílias e a garantia de segurança no alojamento emergencial, ainda temos muito a fazer para revitalizar nossas margens”, destaca o prefeito Marcelo Maranata. A prefeitura distribui refeições prontas, oriundas de doações de instituições, empresas privadas e recursos da Secretaria de Assistência Social. “Com fé, união e solidariedade, tenho confianças de que juntos nós vamos vencer”, conclui o gestor.
As ações da prefeitura do município não se restringiram apenas as pessoas e a infraestrutura. A Secretaria do Bem-Estar Animal realizou o resgate de animais em condições críticas, destinando-os a lares temporários.
Para colaborar com as famílias afetadas pelas enchentes, a prefeitura segue recebendo doações através da Casa Solidária. Até o momento mais de 700kg de alimentos foram arrecadados.