Nesta semana, foi implantado em Tapes sistema de registro de acessos, desenvolvido pela empresa AVMB Soluções em TI, que cedeu a tecnologia sem custos para a prefeitura, onde nas secretarias e os setores que estão realizando atendimento direto as pessoas, os servidores municipais informam o CPF das pessoas que passaram pelo local. A ideia é poder detectar quais locais foram frequentados por pessoas que possam estar infectadas com covid-19 e triar quem teve contato com o paciente contaminado. A partir desses dados, a secretaria municipal de saúde, tomar as medidas necessárias para combater a disseminação do vírus.
A prefeitura segue o exemplo de outro município, caso da cidade de Panambi, no noroeste gaúcho, onde também foi implantado o Sistema de Registro de Acesso de pessoas, agindo preventivamente para evitar uma grande propagação do virus Covid-19. Com 12 casos confirmados da doença e nenhum óbito até esta terça-feira (16), a prefeitura de Panambi em parceria com a empresa de tecnologia, desenvolveu a ferramenta que acompanha a circulação de moradores e visitantes no município.
A tecnologia adotada com a implantação de registros, permite aos gestores ações mais assertivas, sem penalizar todo o setor econômico. Quando verificado um caso ou surto, a prefeitura saberá quem teve contato com o paciente e quais os negócios que precisam passar por higienização e até quarentena se for necessário, sem a necessidade de penalizar todo o comércio ou toda a indústria, sendo isolamento mais inteligente: em vez de fechar tudo, seria fechado só o que realmente precisa. Além disso, a plataforma fornece um mapa de calor, onde consegue visualizar os locais com maior concentração de pessoas, permitindo também ações preventivas
Quanto maior for a quantidade de pontos que realizarem o registro, melhor será a gama de informações para busca e controle de pessoas infectadas, pra que não aumente um possível surto. Para isso, a Administração Municipal conta com o apoio dos empresários, entidades e da população, que entenderam a importância dessa metodologia, como foi o caso de Panambi, onde comerciantes criaram suas próprias barreiras sanitárias em frente aos estabelecimentos para registro das pessoas no sistema, que passam pelo comércio.
O Sistema de registro de acesso funciona pela Web, onde os comércios e indústrias deverão acessar o link: https://avmbacessos.com.br/ODg4MTE5NDgwMDAxNz…/empresa/login. O sistema funciona em computadores, celulares, tablets, nas diversas plataformas existentes. As empresas e entidades deverão primeiramente fazer o seu cadastro neste link. Após o cadastro realizado, é só acessar o sistema pelo seu CNPJ e senha.
Após conectado no sistema de acessos, a utilização é simples, onde um colaborador deverá fazer o registro no campo correspondente, com o Nome, Telefone e CPF da pessoa que ali esteve visitando e finaliza confirmando o registro. O acesso ao sistema pode ser simultâneo, ou seja, pode acessar em 2, 3, 4 equipamentos ao mesmo tempo, como: celulares, computadores ao mesmo tempo para o registro das pessoas.