A prefeitura de Camaquã deve criar uma nova secretaria. O Projeto de Lei 01/2018, foi protocolado no último dia 05, sendo a primeira proposição do Executivo realizada neste ano. O projeto prevê que a Secretaria de Administração e Planejamento seja dividida em duas: Secretaria de Administração e Secretaria de Planejamento. Na prática, será criada mais uma estrutura com secretário, secretário adjunto, servidores e cargos em comissão, contrariando o plano de governo, que previa a redução de gastos. O projeto deve ser votado pelos vereadores.
O Plano de Governo de Ivo de Lima Ferreira (PSDB), afirma que o prefeito e o vice-prefeito devem responder por secretarias, a fim de reduzir custos. No entanto, no primeiro ano de governo o vice Jair Martins que havia assumido a pasta de Agricultura e Abastecimento, deixou o cargo. Já Ferreira que respondia pela pasta de Indústria, Comércio e Serviços (SMICS), nomeou um secretário em fevereiro deste ano, após o ingresso do MDB no governo.
Fontes ouvidas pela emissora apontam que a secretária adjunta de Ferreira na SMICS, Ana Luísa de Farias, deve responder pela nova pasta de Administração. O secretário da quase extinta Administração e Planejamento, Gilberto Viatroski, deve ficar como responsável pelo Planejamento.