Search
[adsforwp-group id="156022"]

Presidente da Famurs detalha reunião entre municípios e governo do Estado

img_33781_foto_1.jpg

Um processo de gestão compartilhada por meio do diálogo ficou definido em uma reunião virtual realizada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, Famurs e representantes das associações regionais dos municípios nesta terça-feira (21). Estava sugerido pelo governador retirar a obrigatoriedade das medidas aos municípios, mas os prefeitos rejeitaram a sugestão.

Conforme o prefeito de Taquari, Maneco Hassen em entrevista nesta manhã (22) na Acústica FM, a responsabilidade deve ser dividida pelo alinhamento estratégico de opiniões para atitudes coletivas. A Famurs e Governo do Estado emitiram uma nota conjunta com a intenção de estabelecer o diálogo no processo de gestão compartilhada: “precisamos ter paciência e responsabilidade”, diz o presidente.

Segundo Maneco novas reuniões devem definir eventuais mudanças no modelo de distanciamento controlado: “essas alterações irão depender do diálogo entre o governo, Famurs e associações”, afirma.

Ainda durante a entrevista, o presidente comemorou a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Funbed), aprovada pela Câmara dos Deputados por 499 votos contra sete contrários: “Vitória importante, recurso fundamental para educação no Rio Grande do Sul. A matéria segue para aprovação no Senado.

O Fundeb é a principal fonte de recursos da educação básica, respondendo por mais de 60% do financiamento de todo o ensino básico do país, etapa que vai do infantil ao ensino médio. O fundo é composto por percentuais das receitas de vários impostos. Atualmente, cerca de 40 milhões de estudantes da rede pública são atendidos pelos recursos do financiamento.

Confira a entrevista na íntegra: