A Justiça Eleitoral gaúcha irá gestionar, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a revisão do eleitorado em municípios cujo número de eleitores supera o de habitantes. Este é o objetivo do presidente do TRE-RS, desembargador Gaspar Marques Batista, para o ano de 2013. Segundo o magistrado, a intenção é aproveitar as revisões para implementar o sistema biométrico de votação nestas localidades. Atualmente, apenas Canoas possui a tecnologia no Rio Grande do Sul.
Segundo Batista, “como em ano eleitoral a legislação não permite a realização de revisões do eleitorado, tentaremos iniciar em 2013. É um processo que envolve recursos para contratação de pessoal, treinamento e logística, daí a necessidade de pleitear a questão junto ao TSE. A prioridade serão os municípios com eleitorados pequenos”.
Confira a relação de municípios com mais eleitores que habitantes no Rio Grande do Sul. Os dados são baseados no eleitorado atual e na projeção populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quando um município passa por um processo de revisão do eleitorado, os eleitores devem comparecer aos seus cartórios eleitorais munidos de documentos que comprovem sua identidade e domicílio eleitoral.