Destaque Duplo

Presidente em exercício da Assembleia pede apoio de deputados federais do RS para mudar texto da reforma tributária

Em agenda na Capital federal durante esta quarta-feira, a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Nadine Anflor, começou a dialogar com deputados da bancada gaúcha na Câmara Federal em busca de uma alteração no texto da reforma tributária que tramita no congresso.

O artigo 131 da PEC é a justificativa principal do Palácio Piratini para aumentar o ICMS de 17% para 19,5%. Segundo esse trecho da proposta da reforma, a divisão do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) será calculada a partir da arrecadação dos estados entre 2024 e 2028 .

Publicidade

Caso haja mudanças, há possibilidade de o governo retirar a matéria do legsilativo. A pressão de entidades empresariais aumenta a cada semana que o projeto tramita na Assembleia. Nadine se reuniu nesta quarta com deputada Any Ortiz  (Cidadania), que coordena  a bancada do RS na Câmara e também com Vilson Covatti Filho (Progressistas), Lucas Redecker do PSDB, Daniel Daniel Trzeciak (PSDB).

“Buscamos ao menos a retirada desta previsão de arrecadação de ICMS entre 2024 e 2028. Nesta quinta vou buscar agendas com outros deputados para conversar com o maior número de parlamentares com intuito de saber o que eles efetivamente pensam sobre o tema e tentar articular mudanças”, destacou Nadine.

Pressão da ALRS na Bancada Federal

A Comissão de Finanças promove na manhã desta quinta-feira uma reunião para abordar as mudanças promovidas pelo Senado na reforma tributária. a ideia é contar com deputados federais e senadores que formam a bancada gaúcha em Brasília. Foram convidados ainda a secretária Estadual da Fazenda; Pricilla Santana, e o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Leite na Fiergs

Durante esta quinta, governador Eduardo Leite participou de almoço na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) nesta quarta-feira (29). Leite apresentou aos empresários as justificativas para propor a elevação na alíquota do imposto, de 17% para 19,5%.

O presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, reiterou ao governador o posicionamento contrário da entidade ao projeto encaminhado à Assembleia, conforme manifesto publicado na semana passada.

Diante do aviso de Leite de que cortará benefícios fiscais caso o aumento de ICMS não prospere, Petry disse que os incentivos vigentes “não são favores nem donativos efetivados pela bondade do Executivo

Airton Lemos

Sou repórter. Jornalista há 13 anos, formado pela Ulbra.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

11 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

12 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

14 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

14 horas ago

This website uses cookies.