Search
[adsforwp-group id="156022"]
Criminalidade

Preso foragido envolvido em guerra de facções no sul do Estado

Ele estaria envolvido em uma onda de mortes que ocorreu em Rio Grande
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), após investigação que durou cerca de quatro meses, prendeu, no nesta terça-feira (12), na cidade de Novo Hamburgo, região do Vale do Rio dos Sinos, um foragido que é integrante de uma facção oriunda da região do Vale dos Sinos e envolvido na guerra de facções ocorrida na cidade de Rio Grande, ano passado.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Segundo o Delegado Luis Firmino dos Reis, o foragido estaria envolvido em uma onda de mortes que ocorreu na cidade de Rio Grande, no ano de 2022. Essas mortes tiveram início a partir de um falso plano de fuga de presos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) descoberto em outubro de 2021. Na época, foi localizado um veículo próximo à PASC contendo um croqui, com detalhes de um plano de fuga de dois detentos.

Posteriormente, a Polícia Civil descobriu que o plano era falso e o objetivo era forçar a transferência de apenados ao Sistema Prisional Federal. A partir desse fato, iniciou-se uma guerra entre facções na cidade de Rio Grande.

Na data de 17/11/2022, foi determinada pela Justiça a inclusão do foragido no sistema de monitoramento eletrônico, com uso de tornozeleira eletrônica. Já no dia 18/12/2022, o indivíduo rompeu o dispositivo e, após análise judicial, passou à condição de foragido da Justiça.

A Decap/Deic passou a realizar diligências para capturar o foragido e iniciou investigação que apurou a presença do indivíduo na região metropolitana de Porto Alegre, mais precisamente no município de Novo Hamburgo.

Assim, após alguns meses, na data de 12/12/2023, uma equipe de policiais deslocou até a cidade e passou a monitorar locais e acompanhar a rotina das pessoas que, possivelmente, auxiliavam o foragido a se manter oculto dos órgãos de segurança pública. Após horas de monitoramento, o foragido foi visualizado em uma das residências sob vigilância, abordado e preso.

Tags: Cidades, Criminalidade, Polícia, Região, Rio Grande