De acordo com a previsão do tempo, moradores de Camaquã e de toda a região da Costa Doce estão sob alerta máximo (vermelho) devido à previsão de chuvas intensas e tempestades severas a partir desta quinta-feira (8 de maio de 2025). A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu o alerta, com base em informações de sites climatológicos, que indicam a chegada de uma frente fria que trará volumes de chuva significativos e risco de fenômenos como microexplosões e tornados.
Confira os detalhes da previsão do tempo na região:
As áreas mais a oeste do estado devem registrar os maiores acumulados, variando entre 200 e 300 mm. Do centro ao sudeste, a previsão é de 100 a 200 mm. Mesmo nas regiões norte e nordeste, onde os volumes serão menores (40 a 80 mm), há risco de tempestades pontualmente fortes.
Diante da situação, a Defesa Civil orienta a população a buscar locais seguros durante os temporais, evitando áreas inundadas ou alagadas. Moradores de áreas de declive devem estar atentos a sinais de instabilidade em terrenos e construções, como rachaduras e ruídos, e procurar abrigo seguro caso os identifiquem.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Em caso de emergência, a população deve acionar a Brigada Militar (190) ou o Corpo de Bombeiros Militar (193).
A Defesa Civil do Estado implementou um novo sistema de alertas por cores, com o vermelho indicando risco “muito alto”. O sistema visa orientar a população sobre as medidas de proteção adequadas para cada nível de severidade.