Search
Clima

Previsão do Tempo: Defesa Civil coloca regiões gaúchas em situação de alerta

Confira o que esperar das condições climáticas nos próximos dias
Previsão do tempo para 05 de abril
Previsão do tempo para 05 de abril. Foto: Valério Weege/Acústica FM

As previsões climáticas dos principais centros meteorológicos apontam para situações adversas do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia Inmet (Inmet) aponta que o Rio Grande do Sul terá grandes volumes de chuva nos próximos dias, por causa de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical.

A frente fria ajudará a manter um canal de umidade sobre o Rio Grande do Sul. Nesta sexta, a chuva deve se espalhar por grande parte do estado gaúcho. A previsão também não descarta a ocorrência chuva localmente forte, com temporais isolados pelo território gaúcho.

No sábado (8), com a configuração do ciclone extratropical, os volumes de chuva tendem a aumentar no Rio Grande do Sul, especialmente, em parte da Região Central, Região Metropolitana e Litoral, podendo superar os 70 mm em 24h, e, de forma pontual, com valores em torno dos 100 mm, informou o Inmet.

Confira a previsão do tempo para Camaquã e região nos próximos dias:

A MetSul Meteorologia alerta que dois eventos de chuva intensa e tempestades atingirão o Sul do Brasil em apenas cinco dias sob um cenário meteorológico bastante complexo.

O país será de enorme instabilidade com atuação de uma frente fria, uma frente quente, centros de baixa pressão (um com potencial de configurar ciclone junto à costa), uma massa de ar muito quente, uma massa de ar muito frio, e uma intensa corrente de jato, o que carrega um alto acumulado de precipitações e alta probabilidade de tempo severo.

Este ciclone extratropical estará associado a uma nova frente fria, que terá rápido deslocamento por áreas da Região Sul. No domingo (9), esta frente fria vai atuar sobre o mar, na altura da Região Sudeste.

Neste dia, a chuva tende a ficar concentrada, principalmente, entre Santa Catarina, Paraná e o sul e leste de São Paulo, mas em menores volumes.

Vale destacar que, quanto aos volumes de chuva, há diferença entre os diversos modelos numéricos de previsão do tempo quanto a área de concentração dos maiores valores, especialmente, na sexta e no sábado.

Diante disso, é importante o acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias.

Tags: Cidades, Região, Rio Grande do Sul, Tempo