A MetSul Meteorologia prevê que a chuva seguirá escassa e mal distribuída no Rio Grande do Sul por pelo menos mais uma semana, agravando a situação de estiagem que começa a se instalar em parte do estado. A previsão do tempo indica que muitas cidades, principalmente no Oeste e Sul, podem não registrar chuva nos próximos sete dias.
A instabilidade deve afetar mais a Metade Norte do estado, com precipitações isoladas, principalmente da tarde para a noite, devido ao aquecimento diurno. A Sala de Situação e a Defesa Civil do RS alertam para os próximos dias, com previsão de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar em diversas regiões, incluindo o Oeste, as Missões, o Noroeste, a Campanha, o Centro, os Vales, a Região Metropolitana, a Costa Doce e parte do Sul.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, é recomendado evitar atividades físicas externas nos horários de maior exposição ao sol, manter-se hidratado e ter atenção redobrada com crianças e pessoas enfermas.
Confira a previsão do tempo para a região de Camaquã:
A previsão do tempo aponta para uma segunda-feira (13), o ar seco e quente continuará atuando no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e parte da Campanha, com temperaturas mínimas entre 14 e 18°C e máximas entre 33 e 38°C. A umidade relativa do ar permanecerá em torno de 30% em áreas do Oeste e Campanha. A previsão é de que a massa de ar seco e quente persista ao longo da semana, com temperaturas elevadas e baixa umidade em diversas regiões do estado.
A onda de calor deve ganhar força ao longo da semana, com temperaturas mínimas variando entre 18 e 26°C e máximas entre 29 e 42°C em diversas regiões do estado. A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 35% em áreas da fronteira Oeste e da Campanha. A MetSul e a Defesa Civil do RS recomendam atenção e cuidados com a saúde devido às condições climáticas adversas.