Search
Clima no RS

Previsão do Tempo: tempestade tropical se aproxima do RS

Veja o que esperar do tempo para a região de Camaquã nesta semana
Imagem do satélite meteorológico GOES-16 da madrugada desta segunda-feira da tempestade tropica Akará em alto-mar a Leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina | Foto: NOAA/NASA
Imagem do satélite meteorológico GOES-16 da madrugada desta segunda-feira da tempestade tropica Akará em alto-mar a Leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina | Foto: NOAA/NASA

A Defesa Civil gaúcha informou neste final de semana, que monitora a passagem de um ciclone pelas proximidades do estado e que devem trazer efeitos para o território do Rio Grande do Sul. A semana começará no Rio Grande do Sul com instabilidade.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A Metsul meteorologia, informou nesta segunda-feira (19), que a tempestade tropical Akará se formou na costa do Sul do Brasil entre o final do domingo e as primeiras horas desta segunda-feira com o aprofundamento de centro de baixa pressão que antes passou pelos estágios de depressão subtropical e depressão tropical. Trata-se de um dos muito raros episódios de uma tempestade tropical, o estágio anterior ao de um furacão em ciclones tropicais, registrados até hoje na costa brasileira.

Akará era uma tempestade tropical em intensificação na madrugada desta segunda-feira na costa do Sul do Brasil.

A trajetória indicada pelos modelos numéricos, como se viu, projeta a tempestade Akará se deslocando para Sul em alto-mar a uma maior distância do continente. Embora o campo de vento forte de um ciclone possa se estender por centenas de quilômetros, em especial em ciclones extratropicais, o que não é o caso deste, o vento mais forte e intenso ficaria limitado a área de mar aberto e distante da faixa costeira por todas as projeções, sem exceção.

As autoridades monitoram a passagem do ciclone e segundo a Defesa Civil, estarão divulgando através de seus canais, a situação caso percebam que há riscos para a população

Previsão do tempo

A semana começa no Rio Grande do Sul com instabilidade. O sol aparece com nuvens no estado, mas da tarde para a noite, com o aquecimento diurno, a “baixa fria” em altura estimulará nuvens com maior desenvolvimento vertical com chuva na maioria das regiões do Estado.

Conforme a MetSul, a chuva localmente pode ser forte a torrencial e há risco de temporais isolados com vento forte. Podem se formar nuvens funis em alguns locais.

Confira a previsão do tempo para Camaquã e região nesta semana:

 

Tags: Akará, Camaquã, Ciclone, Cidades, Clima, Costa Doce, Previsão, Tempestade