Search
[adsforwp-group id="156022"]

PRF realiza operação com foco no sistema de freios dos veículos pesados

img_32710_foto_1.jpg

Nesta quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal realizou uma operação nacional com o objetivo de fiscalizar o sistema de freios de veículos de carga e coletivo de passageiros. Agentes da PRF participaram de nivelamento teórico no turno da manhã por videoaula, e à tarde realizaram fiscalizações em unidades operacionais de todo o país.

O sistema de freios, composto pelo freio de estacionamento e freio de serviço, é um equipamento obrigatório nos veículos, e sua integridade e adequada manutenção são essenciais à segurança viária. Os problemas mais comuns envolvendo os freios dos veículos de carga e de passageiros são decorrentes da falta de manutenção, do transporte de cargas com excesso de peso e do uso incorreto do freio motor do veículo em declives longos ou acentuados.

Segundo o PRF Marcelo Saturnino, Chefe da Seção de Segurança Viária da PRF-RS e membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Contran, os defeitos no sistema de freios dos veículos pesados constituem uma das principais causas de acidentes graves em rodovias federais, especialmente nos trechos com relevo mais irregular. O funcionamento deficiente dos freios sobrecarrega o sistema, causando superaquecimento e alterando as características dos materiais, ocasionando ineficiência grave durante uma frenagem, sendo motivo frequente para saídas de pistas e tombamentos nas descidas de serras.

Foram fiscalizados 408 veículos no RS, sendo lavrados um total de 173 autos de infrações de trânsito, com 30 notificações por conduzir o veículo com irregularidade no sistema de freios e 19 por descumprimento da lei do descanso. Também, 10 veículos foram removidos ao depósito credenciado.