Search
[adsforwp-group id="156022"]

Primeira mulher a comandar batalhão da Brigada Militar assume posto

img_256_foto_1.jpg

A tenente-coronel Nádia Gerhard assumiu o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), nesta sexta-feira (13), sendo a primeira mulher a comandar um batalhão da Brigada Militar em Porto Alegre. Desde 2007, a oficial estava no comando do 40º BPM, em Estrela, tendo sido, também, a primeira mulher a alcançar esse posto no Estado. A cerimônia ocorreu pela manhã, junto ao Monumento do Expedicionário do Parque Farroupilha, na Capital. 

Para a nova comandante do 19º BPM, sua posse representa uma grande inovação na Brigada Militar, demonstrando “uma visão futurística” da instituição. A oficial considera que o ato é, também, a demonstração de que as mulheres podem e devem ser empoderadas. “Significa igualdade, significa que nós podemos.” 

Segundo o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, trata-se de um marco para a BM e também um símbolo do empenho do Governo do Estado e da Secretaria para valorização das mulheres.

O Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Sergio Abreu, destaca as atividades que a oficial desenvolveu no interior do Estado. “Ela traz a experiência dos projetos de polícia comunitária que desenvolveu em diferentes segmentos sociais, fortalecendo a política de segurança pública que nós estamos desenvolvendo, principalmente nas comunidades onde temos maiores índices de violência.” 

Na ocasião houve também a passagem do Comando de Policiamento da Capital, na qual o coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos entregou o cargo para o coronel Alfeu Freitas Moreira. Além da tenente-coronel Nádia, também assumiram os novos comandantes do 11º BPM, tenente-coronel Alberi Rodrigues Barbosa, do 20º, tenente-coronel Jéferson de Barros Jacques, e do 1º BOE, tenente-coronel Kleber Rodrigues Goulart.