Search
[adsforwp-group id="156022"]

Primeira reunião de negociação do preço do tabaco ocorre nesta segunda-feira (19)

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A comissão representativa dos produtores de tabaco, formada pela a Associação dos Famicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc, Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaep e Fetaesc) de toda a Região Sul do país realizará nesta segunda-feira (19) a primeira reunião de negociação sobre os preçoas da safra 2022/2023. O encontro vai ocorrer presencialmente na sede da Afubra em Santa Cruz do Sul (RS).

Serão recebidas neste primeiro dia de discussões apenas duas cigarreiras, a JTI e  a BAT. As entidades modificaram  a forma de negociação, recebendo somente duas empresas, porque entendem que são elas as responsáveis pela  decisão principal sobre uma tabela que possa direcionar as demais empresas fumageiras.

Segundo o tesoureiro da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, as entidades vão tentar inicialmente com as duas empresas uma reposição nas tabelas que seja boa para o famicultor. O objetivo principal “é aproximar as tabelas de preços, pois as diferenças são prejudiciais para o fumicultor e também para o setor produtivo do tabaco”, destacou ele.