Search
[adsforwp-group id="156022"]

Produção de fumo é debatida na assembléia gaúcha

img_57_foto_1.jpg

 

Durante sessão da Comissão de Agricultura , Pecuária e Cooperativismo , nesta quinta-feira (28) , parlamentares e entidades ligadas ao setor fumageiro debateram a 5ª Conferência das Partes   (COP 5) , que ocorrerá em novembro , na Coréia do Sul , e tratará da produção de fumo. O encontro foi uma iniciativa do deputado Marcelo Moraes (PTB).
 
Segundo o parlamentar , a reunião foi proposta para que as entidades se mobilizem antes da conferência e consigam ser ouvidas , diferentemente do que ocorreu na COP 4 , realizada no Uruguai. “Na COP 4 o governo brasileiro já tinha tomado a decisão , pouco adiantou o nosso protesto , não mostraram a importância do tabaco para o sustento de inúmeras famílias. E é por isso que sugeri esse encontro , para nos organizarmos a partir de agora , discutirmos o tema e defendermos o produtor de tabaco. Afinal , é de suma importância a cadeia produtiva do fumo para economia do Rio Grande do Sul” , enfatizou o parlamentar.
 
Moraes sugeriu ainda o envolvimento das Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul , de Santa Catarina e do Paraná nesse debate. “Unindo esses três estados nas discussões o setor fumageiro terá mais força para ser ouvido nas suas reivindicações frente ao que o governo brasileiro vai defender na Coréia do Sul” , esclareceu.
 
O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) , Benício Werner , esclareceu que na COP 4 as entidades ligadas ao setor não conseguiram expressar suas ideias e que a preocupação para a COP 5 está ligada a um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) que deliberará sobre assuntos como corte dos mecanismos de suporte aos produtores; limitação da área plantada do tabaco; fim dos preços mínimos de suporte; controle dos preços do tabaco em folha e quaisquer outros suportes tecnológicos; criação de regulamentações ambientais que discriminariam o tabaco entre as culturas agrícolas e desmantelamento de organismos que promovem o tabaco.
 
O presidente da Câmara Setorial do Tabaco do Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento (MAPA) , Romeu Schneider , destacou que milhões de pessoas dependem direta e indiretamente do setor fumageiro , e lembrou que a Comissão Nacional para Implementação da Convenção Quadro (CONIC) , que discute as posições brasileiras para a COP 5 , não permite a participação do setor fumageiro nas discussões sobre as propostas que serão levadas à Coreia do Sul. Ele acrescentou ainda que no último dia 25 foi encerrado o prazo para envio dos assuntos a serem debatidos na COP 5.
 
Também participaram da reunião os deputados Aloísio Classmann (PTB) , Ernani Polo (PP) , Edson Brum (PMDB) e os representantes da Afubra , Fetag RS, Sicredi e do Sinditabaco.

Texto: Camila Kaufmann

Foto: Marcos Eifler