Search
AGRICULTURA

Produção de leite ganha mapa detalhado e estratégico no Rio Grande do Sul

A iniciativa permite uma análise mais precisa das particularidades de cada região do estado

Um novo raio-x da produção leiteira gaúcha acaba de ser divulgado. A Emater/RS-Ascar lançou a mais recente edição do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite, trazendo como principal inovação a regionalização dos dados. A iniciativa permite uma análise mais precisa das particularidades de cada região do Rio Grande do Sul, abrindo caminho para estratégias de desenvolvimento mais eficazes.

Produção de Leite no RS Ganha Mapa Detalhado e Estratégico
Foto: Pixabay

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

“Apesar de já termos um panorama estadual consolidado, com uma produção anual superior a 4,1 bilhões de litros, a abordagem regional nos permite mergulhar nas dinâmicas locais e identificar as vocações de cada território”, explica Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS. “Com essa visão detalhada, podemos trabalhar de forma mais estratégica no crescimento de todo o setor.”

O relatório destaca a região de Ijuí como líder no fornecimento de leite cru para industrialização, com impressionantes 741,9 milhões de litros por ano. Santa Rosa e Passo Fundo também se destacam, com 611,2 milhões e 577,5 milhões de litros anuais, respectivamente. Os dados, apresentados no Quadro 16 do relatório, evidenciam o potencial de cada região e suas contribuições específicas para a produção total do estado.

Jaime Ries, extensionista rural e assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, ressalta a importância da transparência e precisão que a nova metodologia traz para a análise do setor. “Com esse detalhamento, as políticas públicas, as estratégias industriais e as ações de desenvolvimento regional ganham um novo nível de eficácia, conectando-se diretamente às realidades locais”, afirma Ries.

Os gráficos com dados regionalizados, tanto os coletados pelos escritórios da Emater no estado quanto os agrupados dos Coredes, estão disponíveis a partir da página 80 do relatório bianual, acessível na biblioteca virtual da Emater/RS. A sexta edição do estudo, com os indicadores preliminares de 2025, será apresentada durante a Expointer deste ano.

Tags: Emater/RS, Produção de leite