Search
ECONOMIA

Produtores de arroz têm até sexta-feira (25) para antecipar venda à Conab

A negociação com a estatal, que podem ser realizadas por meio das Bolsas de Mercadorias

Os produtores de arroz que participaram dos leilões de Contrato de Opção e desejam antecipar a venda de seus produtos têm até esta sexta-feira (25) para exercer esse direito junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A negociação com a estatal, que podem ser realizadas por meio das Bolsas de Mercadorias, visa garantir uma renda mais estável aos agricultores em um momento de queda nos preços do grão, influenciada pela entrada da safra. Para a efetivação dessa antecipação, os produtores devem entrar em contato com as corretoras que os representaram durante os leilões.

Foto: Paulo Lanzetta/ Embrapa

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A medida é especialmente voltada para os agricultores e cooperativas das regiões da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, onde a expectativa da Conab é que a colheita do arroz esteja concluída até o final de abril. Com a antecipação da venda, os agricultores podem proteger sua renda, que está sob pressão com a queda nos preços do arroz no mercado. A Conab tem trabalhado para garantir que os produtores não sejam prejudicados neste cenário, estabelecendo mecanismos de proteção às suas receitas.

Todavia, é importante destacar que, ao optar pela antecipação da venda, o produtor estará sujeito a um desconto no preço pago. Para os agricultores do Rio Grande do Sul que decidirem pela venda no início de maio, o valor a ser recebido será de R$ 81,26 por saca de 50 quilos. Em contrapartida, o valor atual de comercialização para os produtores gaúchos é de R$ 76,38 por saca, oferecendo, assim, uma proteção contra a volatilidade do mercado.

Nos leilões públicos, realizados em dezembro do ano passado, foram negociados 3.396 contratos, totalizando aproximadamente 91,7 mil toneladas de arroz. A ação teve como objetivo proteger a renda dos produtores em um contexto de possíveis quedas nos preços, uma situação que já se concretizou no início deste ano devido à abundância de produção tanto no Brasil quanto em outros países exportadores. A boa safra, aliada à retomada das exportações asiáticas, aumenta a disponibilidade do produto no mercado internacional e pressiona os preços.

Além de ajudar os produtores na comercialização do arroz, essa iniciativa se insere em um conjunto de ações destinadas a apoiar os agricultores e incentivar a produção do grão no país. A medida também visa a retomada dos estoques públicos, garantindo uma remuneração mínima aos trabalhadores do campo. O Contrato de Opção de Venda (COV) funciona como um seguro de preço, permitindo que os agricultores tenham a garantia de um valor de comercialização ao vender seus produtos ao governo federal, conforme estipulado na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Tags: Conab, Venda de arroz