A primeira etapa de provas do Enem 2023 surpreendeu candidatos em todo país. O tema aplicado na redação sobre “os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil”, foi bem recebido pelos alunos e diversos professores.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Em entrevista ao programa Primeira Hora desta segunda-feira (06), o professor Camaquense Alceu Amaral, trouxe seu ponto de vista sobre a realização da prova, que teve questões de linguagens, ciências humanas e redação. Conforme Alceu, a prova estava condizente com a metodologia do próprio Inep. No Enem deste ano, segundo Amaral, as prova exigiram uma atenção maior por parte dos estudantes devido aos textos longos, em comparação com edições anteriores, exigindo uma interpretação mais profunda. Houve menos utilização de gráficos, tirinhas, charges e peças publicitarias.
Questionado sobre a redação que foi aplicada neste domingo (05), o professor Alceu disse o tema foi condizente com a metodologia do Inep, levando em consideração os problemas da sociedade brasileira, o comportamento do brasileiro, ambiente como um todo e os direitos negados aos cidadãos. Conforme Alceu, o aluno que segue essas diretrizes, estará pronto para enfrentar as redações. Os desafios do segundo dia de prova, que ocorrerá no próximo domingo (12), serão nas áreas de ciências da natureza e matemática. Serão 180 questões no total, com 45 questões em cada área do conhecimento.