Search
[adsforwp-group id="156022"]

Professor da Fundasul propõe 10 estratégias de marketing durante pandemia

img_31369_foto_1.jpg

A faculdade Fundasul Camaquã preparou uma lista de 10 dicas sobre marketing e gestão de pessoas que tem como objetivo auxiliar empreendedores durante a pandemia. O professor da instituição, Walmir Guntzel, produziu o conteúdo também para gestores da região.

O Covid-19 provoca mudanças significativas e readaptação na forma de conduzir os estabelecimentos por meio de estratégias e empreendedorismo. Criado pela faculdade, o projeto “Superando Juntos”, propõe uma série de quatro etapas que serão disponibilizados ao longo do mês.

Confira abaixo a lista completa:

• Estabeleça equipes para tomada de decisões emergenciais;

• Avalie os riscos e esclareça mecanismos de resposta a emergências, planos e divisão de trabalho;

• Estabeleça mecanismo positivo de comunicação com funcionários, clientes e fornecedores, e crie documentos de comunicação padronizados;

• Mantenha o bem-estar físico e mental dos funcionários e analise a natureza de diferentes negócios e trabalhos para assegurar a adequada retomada desses trabalhos;

• Desenvolva soluções para riscos de conformidade e manutenção de relacionamento com clientes decorrentes da inabilidade de retomar a produção em curto prazo;

• Informe os colaboradores as recomendações oficiais: fingir que nada está acontecendo é um erro que sua empresa não pode cometer. Por exemplo, quando o transporte público comunica que possivelmente irá entrar em greve, os colaboradores perguntam aos seus gestores e ao RH como poderão se comportar caso isso aconteça — este é um sinal de que eles confiam na informação passada pela empresa. Afinal, ter um canal aberto para solucionar dúvidas é bom para que seus colaboradores saibam que a empresa está atenta ao que acontece no mundo lá fora, o que fortalece a sua cultura organizacional além de valorizar o trabalho dos seus colaboradores. Um bom jeito de fazer essa comunicação interna é por meio de e-mails disparados para toda a empresa, canais de mensagens internas e comunicados espalhados em murais físicos;

• Desabilite o uso da biometria e utilize outros meios para registrar jornada de trabalho;

• Neste momento as empresas precisam aflorar uma sinergia nos empregados, pois, é ela que garante o equilíbrio e é o que faz uma equipe desenvolver as melhores ideias, baseadas em dados e fatos concretos, para que a criatividade possa transformá-los em conceitos, que impactam diretamente em determinado público-alvo;

• O E-commerce hoje é imprescindível nos negócios das empresas, é necessário, em muitos casos, pois as empresas que têm investido fortemente nesta tecnologia não se arrependem. Há relatos de muitos executivos sobre o erro de não terem apostado a mais tempo nessa ferramenta, sendo ela hoje a tábua de salvação de muitos negócios;

• Desenvolva e faça uso do banco de dados do seu negócio. A partir disso, as empresas que têm um banco de dados atualizado podem se comunicar com seus públicos e têm mais chances de realizar negócios e não deixar os clientes desasistidos.

As empresas da Região da Costa-Doce devem refletir seriamente sobre essas dicas se querem permanecer no mercado. Infelizmente, vemos hoje muitas empresas fechando suas portas, pois, não se prepararam ou preparam de forma adequada para enfrentar não só esta epidemia que vivenciamos, mas, como outras crises e ameaças aos negócios. Vale refletir: quando você só tem um plano fica difícil de tomar decisões.

Sobre a Fundasul:

A FundasuL oferta cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. Além disso, disponibiliza cursos técnicos e especializações na área da saúde. Conheça mais no site www.fundasul.br .

A instituição fica na avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, nº 151, em Camaquã. Para obter mais informações, inclusive o horário de atendimento, contate a equipe da FUNDASUL pelo Facebook, Instagram, pelo Whatsapp: https://bit.ly/2KZyaSq ou (51) 3671-1855.