Search
[adsforwp-group id="156022"]

Profissionais da Saúde participam de Seminário de Prevenção ao Suicídio

img_9267_foto_1.jpg

Profissionais do CAICA – Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente, CAPS Harmonia – Centro de Atenção Psicossocial e Vigilância Epidemiológica, participaram na quarta-feira (26), na cidade de Porto Alegre, do “Seminário sobre Estratégias de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio – Continuidade da Mobilização do Setembro Amarelo” promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. 

O evento marca o Setembro Amarelo, mês escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção da morte autoprovocada. Na ocasião, foram debatidos diversos temas, como o impacto do estresse diário e os elevados índices de suicídio. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa da morte em todo mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade e mata mais jovens que o HIV. No Brasil, a morte autoprovocada aumentou em 30% nos últimos anos, entre adolescentes, na faixa etária de 15 a 19 anos. Já no Rio Grande do Sul, a cada 24 horas, três pessoas cometem suicídio. 

Conforme a coordenadora do CAICA, Sandra Ribeiro, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão em constante busca de conhecimento para melhor acolher as crianças e adolescentes: “Estamos preparados para prevenir, diagnosticar e tratar dessas ocorrências”.