O projeto “Fitoterápicos – Plante essa Ideia” da Secretaria da Saúde encerra suas atividades deste ano contabilizando resultados positivos. Em 2015, foram mais 1460 pessoas orientadas sobre o uso e manejo correto de plantas medicinais e fitoterápicos. Todos são usuários do SUS e pessoas da comunidade em geral de Camaquã e região que participaram e conheceram o trabalho, pois fazem parte de grupos de trabalho ou foram encaminhados pelos profissionais de saúde.
Só em Camaquã, foram mais de mil. De acordo com a responsável do setor de fitoterápicos e coordenadora do projeto Catia Menezes Pereira, o trabalho de palestras, reuniões, oficinas práticas que o projeto oferece contribuem para a saúde de cada indivíduo, tornando cada um deles pessoas realmente saudáveis e não simplesmente sem doenças. “Me sinto realizada, encerramos este ano com muita alegria com um trabalho voltado por uma fitoterapia-afeto além de “racional”, e que venha agregar, para melhor cuidarmos das pessoas promovendo saúde”.
A iniciativa busca incentivar o uso e manejo correto das plantas medicinais aperfeiçoando os aspectos de segurança, eficácia e qualidade destes produtos, auxiliando a prevenção de doenças de acordo com as Práticas Integrativas Complementares (PIC) para usuário do SUS em forma de fitoterápicos.
A ação conta com diversos colaboradores como a Secretaria da Agricultura, Secretaria de Educação – EMEF Chequer Buchaim, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, IFSUL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, as nutricionistas Juliana Pinto e Thaise Danelon e Dr. Paulo de Tarso e Douglas Chelmicki (Acupuntura).
Os fitoterápicos são medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes. Indicado para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo, esse tipo de remédio pode ser produzido a partir de plantas frescas ou secas e de seus derivados e têm diferentes formas farmacêuticas.
Para mais informações entre em contato pelo telefone 3671-4840 – Setor de Nutrição ou 9522-2828, e também através do email [email protected]